Automóveis Titulo
Symbol sobe ao ringue
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
20/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Como em um torneio de boxe entre grandes pugilistas, todos com mais pontos fortes do que fracos, o comparativo entre Renault Symbol Expression 1.6 Hi-Torque, Ford Fiesta Sedan 1.6 e Peugeot 207 Passion XS - também com motor de 1,6 litro - foi decidido somente no último round da última luta.

E por mostrar melhor custo-benefício - oferecer mais equipamentos de série do que os demais lutadores -, o novato Symbol levou a melhor, mesmo trazendo sob o capô um motor menos potente.

Na segunda colocação, não muito distante, ficou o experiente Fiesta Sedan. Há mais tempo no mercado, o Ford superou o Passion - e quase colocou em questão o cinturão do Renault - por oferecer ao comprador interessado em um motor mais potente, e não em requinte, uma versão de entrada mais em conta.

O Peugeot, no entanto, foi nocauteado pelos adversários no último assalto. Com design ligeiramente mais atraente que os demais - não chega a ser uma unanimidade - e com o propulsor mais potente entre os três concorrentes, o 207 Passion pecou pelo valor mais elevado e por não entregar opcionais que, apesar de caros, já fazem a cabeça de alguns consumidores, como air bag duplo e freios com ABS.

MERCADO - Antes de esmiuçarmos o cartel de cada um dos pugilistas deste combate, é necessário destacar a importância dos segmentos dos sedãs pequenos e dos sedãs compactos.

Não faltam opções no mercado. A maioria das marcas tem pelo menos um representante em um desses segmentos. Algumas, por sua vez, possuem até dois produtos.

Em 2007, os sedãs pequenos e compactos emplacaram, juntos, 376.063 unidades, o que representou 19,10% de todo o mercado - atrás apenas dos carros de entrada, que morderam 40,99% dos emplacamentos, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Em 2008, a porcentagem em relação ao todo caiu para 18,49%, mas em termos absolutos, o crescimento foi significativo: 404.949 unidades.

ABRIL DE 2009 - O primeiro mês cheio do Symbol foi abril de 2009, quando foram emplacadas 489 unidades do Renault. Entre os representantes deste combate, o Fiesta lidera as vendas, com 3.644 unidades em abril, seguido pelo Passion, com 1.126.

Mas os três ainda estão distantes do campeão de vendas entre os pequenos e compactos, que é o Fiat Siena, que emplacou 9.255 carros no último mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;