Política Titulo Quarto mandado
Oswaldo Dias mira recorde no Grande ABC
Mark Ribeiro
do Diário do Grande ABC
08/01/2012 | 07:06
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


As eleições municipais de outubro podem ficar marcadas no Grande ABC pela conquista de um recorde. Um prefeito tentará ser eleito para exercer quarto mandato, o que nunca se concretizou na história da região. Quem protagoniza a possibilidade é o chefe do Executivo de Mauá, Oswaldo Dias (PT), que deverá travar batalha árdua nas urnas com os adversários, o principal deles a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB).

O petista divide a marca de três mandatos no comando de prefeituras do Grande ABC com outros seis nomes: Newton Brandão e Celso Daniel (Santo André), Hermógenes Walter Braido e Luiz Tortorello (São Caetano), Maurício Soares (São Bernardo) e José de Filippi Júnior (Diadema - veja arte ao lado). Destes, os únicos vivos são os dois últimos (respectivamente secretário de Governo de São Bernardo e deputado federal), e estão fora do pleito deste ano.

Questionado sobre a chance de entrar definitivamente para a história do Grande ABC, Oswaldo surpreende. "Quer que eu seja franco? Gostaria muito mais que tivéssemos (PT) assumido em 2004. A cidade estaria muito melhor, não teria ocorrido o desastre que foi e eu ficaria muito feliz com meus dois mandatos."

A declaração é em referência à eleição de 2004. Na época, o PT tentou emplacar Márcio Chaves como o sucessor de Oswaldo, então no término de seu segundo mandato. O postulante petista, contudo, teve a candidatura cassada pela Justiça por envolvimento na exposição Túnel do Tempo, que divulgou ações da administração no período da campanha.

Márcio venceu o primeiro turno, mas, em dezembro de 2005, Leonel Damo foi declarado o vencedor do pleito pela Justiça - o segundo turno não foi realizado.

A interrupção dos mandatos do PT na Prefeitura de Mauá é o que o prefeito classifica de "desastre". "As coisas nem sempre saem como você desenha. A cidade poderia hoje estar em um outro ranking", reitera, avaliando que pode atingir o recorde graças à mudança de conceito. "Quando trabalhei na articulação do partido, achava que a luta, a militância, era maior do que cargo. Naquele momento (anos 1980) era verdadeiro. Mas percebi que quanto mais o tempo passa, mais força tem o mandato."

Recorde de tempo - Número de mandatos à parte, o prefeito que por mais tempo governou uma cidade na região foi Saladino Cardoso Franco. O ex-político, que dá nome a uma estação de trem em São André, comandou o município durante 16 anos, três meses e quatro dias (de 20 de julho de 1914 a 24 de outubro de 1930). A marca estará mantida mesmo que Oswaldo vença o pleito de outubro.

Já a partir das eleições diretas, Newton Brandão e Walter Braido são os recordistas de tempo à frente das prefeituras do Grande ABC. Eles governaram, respectivamente, Santo André e São Caetano, por 13 anos e dez meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;