Cultura & Lazer Titulo
Pitty revisita seu lado B
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
23/05/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Aos 33 anos, cheia de disposição e esbanjando não só energia, mas também experiência, a roqueira Pitty dá outro passo na carreira, tira do bolso o CD e DVD "Trupe Delirante no Circo Voador" (Deck, R$ 20 e R$ 29 em média) e deixa claro que seu temperado e poderoso repertório vai muito além das canções tão conhecidas por todos.

Além de apresentar "Comum de Dois", canção nova em folha, o saboroso show gravado no famoso Circo Voador, no Rio de Janeiro, resgata canções até então não registradas ao vivo, além de músicas de "Chiaroscuro" (2009), seu último trabalho de estúdio.

Junto da turnê que divulga o DVD, na agenda de Pitty também listam shows como Summer Stage, em Nova York, apresentação no Rock In Rio e, como não bastasse, ela ainda encontra tempo para fazer shows com seu outro projeto, o Agridoce.

Satisfeita com a repercussão do trabalho, Pitty disse em entrevista exclusiva ao Diário ter visto vários comentários na internet de pessoas recomendando o DVD aos amigos. "O clipe de "Comum De Dois" teve uma recepção bem legal e em pouco tempo. O clipe já tem mais de um milhão de visualizações no YouTube e ficou em primeiro no "Top 10 MTV" (na semana passada). Não sei, mas parece que as pessoas estão gostando", acredita.

Com setlist que mescla canções de arranjos delicados como "Só Agora" e composições mergulhadas em riffs pesados, caso da faixa "Medo", a compositora conta que as duas facetas são necessárias dentro de um repertório. "Elas se equilibram e dão um ritmo mais dinâmico ao show. Esses altos e baixos têm valor igual, se completam e fazem o outro ter mais sentido".

Mas esse não é o único segredo para o bom resultado do trabalho. Além de contar com banda coesa e entrosada - a mesma banda está na estrada há pelo menos seis anos -, Pitty transpira energia, coloca os fãs para pular e nem se importa em ter de dividir os vocais com os presentes o tempo todo.

Escolhido a dedo para o registro, o Circo Voador é um lugar especial para a cantora, "Senti que ali seria o lugar para captar a sensação de catarse coletiva que eu queria para este DVD", relata.

Surpresa grata no álbum, a composição "Se Você Pensa", parceria de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, ganha interpretação pela voz da cantora baiana. "É uma música da minha fase predileta de Roberto Carlos/Erasmo, e essa letra é muito significativa", conta.

Suas músicas nascem de forma introspectiva. Ela e o violão, ou ela, o papel e a caneta. E sempre com letras confessionais e permeadas por metáforas. "Eu estou inteira ali. É só saber entender. Nunca tive medo de me expor, na verdade a arte serve para isto: expurgar os próprios demônios."

Não é difícil perceber a força de suas músicas diante dos fãs. Prova disso está em "Desconstruindo Amélia", um dos melhores momentos do show. "Só posso supor, e imagino duas coisas. O assunto, o fato de discutir a posição da mulher moderna na sociedade, de rever esse conceito de ‘Amélia', e talvez a estrutura da música em si. Me inspirei em coisas épicas, com gritos de ‘guerra' no meio. Montei essa música para que ela soasse como um hino", conta.

Na mesma canção, Pitty canta "Hoje, aos 30, é melhor que aos 18". E talvez essa seja sua melhor fase mesmo. "A idade de 30 anos é muito plena para a mulher, é a junção perfeita entre o vigor da juventude e a sagacidade da maturidade. É uma fase muito especial."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;