Diarinho Titulo
O que mudou no alfabeto?
Professor Pasquale
17/05/2009 | 07:21
Compartilhar notícia


Há poucas semanas, escrevi sobre o bendito Acordo Ortográfico, que, na verdade, ainda não pode ser chamado de Acordo, porque só o Brasil o adotou. Portugal e os demais países de língua portuguesa ainda não definiram o que farão com esse verdadeiro abacaxi.

Como você já sabe, uma das mudanças impostas pela reforma ortográfica se deu no alfabeto, que passou (ou voltou) a ter 26 letras com a reintegração do k, do w e do y ao alfabeto, de onde tinham sido expulsos em 1943.

Antes que você se preocupe com a coisa, vou logo dizendo que, na prática, não aconteceu nada de nada, já que essas três letrinhas continuarão ocupando o lugar que já ocupavam.

Posto isso, quero fazer algumas observações sobre essas letrinhas. Vamos lá. Você sabe o que é um quilograma, não sabe? Um quilograma equivale a mil gramas, assim como um quilômetro equivale a mil metros. E qual é o símbolo internacional de quilograma, que, na prática, acaba virando simplesmente quilo? É kg, o que faz muita gente achar que quilo se escreve ou se pode escrever com k (kilo). Você certamente já viu isso em feiras ou restaurantes. Que fique claro: não existe comida por kilo. Continua tudo como antes: o símbolo se escreve com k (kg), mas a palavra se escreve com q: quilograma (que, como já vimos, acaba virando quilo).

O que ocorre com a grafia de quilograma ou de quilo também ocorre com quilômetro. O símbolo internacional é km, com k, mas não se usa o k na palavra escrita por extenso: um quilômetro, três quilômetros etc.

O k, o w e o y são usados basicamente em símbolos internacionais, em palavras estrangeiras ainda não aportuguesadas, como show, e em nomes de personalidades estrangeiras. O filósofo Immanuel Kant e o sociólogo Max Weber, ambos alemães, são bons exemplos disso. Nos adjetivos kantiano e weberiano se mantêm o k e o w da grafia dos nomes próprios dos quais derivam.

O alfabeto anterior (com 23 letras) foi aprovado pela Academia Brasileira de Letras em 12 de agosto de 1943, e dele não faziam parte o k, o w e o y. O novo alfabeto reincorporou essas letras, mas, como vimos, continua tudo como era. E como ficam essas três letras na ordem alfabética? A resposta fica para a semana que vem.

No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;