Nacional Titulo
Brasil e China gerarao novos satélites em parceria
Do Diário do Grande ABC
21/09/2000 | 19:14
Compartilhar notícia


Os chanceleres do Brasil e da China, Luiz Felipe Lampreia e Tang Jiaxuan, respectivamente, se comprometeram nesta quinta-feira em desenvolver uma segunda geraçao de satélites sino-brasileiros para a observaçao da Terra.

O projeto, resultante de um acordo assinado com a China em 88, tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de dois satélites de supervisao remota de médio alcance. O primeiro (o CBERS-1), para recolher dados, foi lançado em outubro do ano passado, enquanto em outubro de 2001 está prevista a colocaçao em órbita do segundo.

Ambos terao vida útil de dois anos e a missao de recolher imagens e dados que enviarao à Terra para serem utilizados no controle ambiental e no apoio à agricultura.

Ambos países investem US$ 300 milhoes no projeto. O Brasil já liberou US$ 100 milhoes de sua parte.

A colaboraçao espacial entre os dois países vai continuar. As cartas de intençoes assinadas no final de 95 já permitiram o início de estudos para desenvolver dois novos satélites da mesma série, o CBERS-3 e o CBERS-4.

"Esse programa CBERS, que se limita as aplicaçoes pacíficas das tecnologias espaciais, tem um grande significado político, ao representar uma colaboraçao sem precedentes de dois países em desenvolvimento na área de alta tecnologia, servindo como emblema da maturidade das relaçoes bilaterais entre Brasil e China", frisou a Chancelaria brasileira.

O Brasil, com fronteiras pouco habitadas, grandes áreas de difícil acesso e baixa densidade de populaçao, é rico em recursos naturais e é o 3.º maior usuário mundial de produtos do espaço, principalmente de imagens e coleta de dados, por isso, o CBERS tem grande importância no desenvolvimento da pesquisa espacial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;