Nacional Titulo
Exército diz que Estado é incapaz de prover segurança
Do Diário OnLine
05/04/2002 | 17:28
Compartilhar notícia


Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira sobre as denúncias de que ex-integrantes da Brigada de Infantaria Pára-quedista teriam se aliado ao crime organização após dispensa do serviço militar, o centro de Comunicação Social do Exército critica a “incapacidade de o Estado prover a segurança pública”. Ainda segundo a nota, a tentativa de associar o comportamento criminoso de alguns indivíduos à prestação do serviço militar é “esconder da sociedade as verdadeiras razões do aumento da criminalidade e da insegurança que afligem a população”.

O Exército afirma que os desvios de conduta após o licenciamento são “ínfimos e devem ser creditados a falhas de caráter moral dos transgressores”, já que 70 mil jovens cidadãos deixam a instituição todo os anos.

A nota é uma resposta às declarações feitas nesta quinta pelo Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, coronel Josias Quintal, nas quais ele afirma que não ficou surpreso com a denúncia do coronel Venâncio Moura, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), de que 33 ex-pára-quedistas do Exército estão trabalhando para traficantes de morros do Rio.

De acordo com Josias, o problema se deve ao fato de o período de serviço militar ser curto e os soldados que se prepararam para a guerra são dispensados depois. “Esse modelo tem de ser revisto urgentemente, é uma questão nacional e infelizmente não é novidade” , disse Josias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;