D+ Titulo Exposição
Star Wars com toque de arte

Mostra com capacetes de Stormtroopers tem traços de diferentes convidados

Luís Felipe Soares
10/05/2015 | 07:50
Compartilhar notícia
Divulgação


Este promete ser um grande ano para os fãs de Star Wars. Após uma década, a lendária cinessérie irá voltar aos cinemas com ''Star Wars – O Despertar da Força'', agendado para chegar às salas em 17 de dezembro, retomando acontecimentos dos outros seis filmes. O que não irá faltar para os fãs são atrações de aquecimento para a aguardada estreia.

Uma delas é a ''Stormtroopers Exhibition'', em cartaz no Shopping Villa Lobos (Avenida das Nações Unidas, 4.777. Tel.: 3024-4104), em São Paulo. Trata-se de exposição temática na qual os capacetes dos famosos soldados interplanetários servem de base para que artistas convidados usem suas ideias em cima dos itens em miniatura. A visitação ocorre das 10h às 22h, no segundo piso, e se encerra hoje, com entrada gratuita para todas as idades.

Claro que a atração principal da mostra é o novo layout do capacete. O design permaneceu igual em todos os longas-metragens anteriores e se tornou um dos símbolos da saga de ficção científica. Agora, o diretor norte-americano J. J. Abrams (de títulos como Super 8 e o reboot da franquia Star Trek) pediu uma versão que já pode ser vista em imagens oficiais e nos primeiros trailers do sétimo filme.

TOQUE ESPECIAL

''Stormtroopers Exhibition'' foi montada para festejar a data de 4 de maio, considerada o Star Wars Day em todo o mundo. Foram chamados 25 artistas brasileiros para desenvolverem seus traços na plataforma baseada no capacete antigo. Entre os nomes chamados estão Ronah Carraro, Nick Alive, Bugre Menezes, Nem Viptk, Kleverson Mariano, Binho, Nove e Snek.

De São Bernardo, Galvani Neto, conhecido como Galo, revela que o convite para a exposição apareceu em um momento especial de sua vida. “Nunca fui um fã daqueles fanáticos, mas sempre gostei da saga. Por coincidência, na época do convite, estava assistindo os seis filmes da franquia. Tinha visto o primeiro filme lá pela década de 1980, era criança”, recorda.

Apesar do apelido, o artista local abusa de elementos que remetem a escamas de peixes em tons de vermelho e rosa. Olhos espalhados em diferentes pontos da escultura ajudam a criar possibilidades de percepção para cada um dos visitantes da mostra. “Meu objetivo foi fazer um trabalho criativo, colocando minha identidade, brincando com as nuances de volume que a peça apresenta. Transformei o capacete em três cabeças. São sensações visuais diferentes que convidam o público a alimentar sua imaginação.”

Depois de São Paulo, a atração tem parada marcada em shoppings no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. São oportunidades para ver como a arte pode estar ligada ao mundo de ''Star Wars''. “Um projeto especial é sempre um desafio, porque te coloca para pintar em um suporte que você normalmente não está habituado. Normalmente no grafite pintamos em superfícies lisas e uniformes, como são as paredes. Agora, superfícies irregulares, curvas e até mesmo objetos complexos são sempre oportunidades de mostrar algo a mais”, explica Galo. “Os outros artistas foram além das pinturas. Alguns capacetes tiveram a inserção de canetas, arranjos florais, aquário de balinhas. Vi que a criatividade realmente não tem limites.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;