Diarinho Titulo Tira-Dúvidas
Como foram criados os carros?

Derivados do petróleo como combustível e motores a explosão marcam a história

Caroline Ribeiro
Especial para do Diário
10/05/2015 | 07:40
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Na verdade, o carro é resultado da somatória de várias outras invenções que foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo, da roda ao motor a explosão. Mas, antes, o vapor já havia sido testado, como em uma carroça para uso militar, criada em 1769 pelo engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot, dando a ideia inicial do que seria um automóvel.

Mais de um século depois, a utilização de derivados do petróleo como combustível e o desenvolvimento do motor a explosão permitiram que os engenheiros alemães Karl Benz e Gottlieb Daimler avançassem no desenvolvimento dos primeiros carros práticos movidos a gasolina. Por esse salto tecnológico, eles são considerados os pais do automóvel moderno. Todo esse desenvolvimento se deu na Europa. 

Registros históricos indicam que, provavelmente, o primeiro automóvel a chegar no Brasil foi um primitivo carro a vapor importado, ainda em 1871, por Francisco Antonio Pereira Rocha, morador de Salvador, na Bahia. No Estado de São Paulo, o primeiro automóvel que se tem notícia foi um adquirido na França, em 1893, por Santos Dumont, o ‘pai da aviação’, e dirigido pela primeira vez por seu irmão, Henrique. 

Dia do Automóvel é celebrado em 13 de maio

No Brasil, em 13 de maio, é comemorado o Dia do Automóvel. A data foi criada em 1934, pelo então presidente Getúlio Vargas e existem várias teorias do motivo de sua celebração nesse dia específico.

Uma das hipóteses diz que é uma homenagem a Bertha Benz, mulher de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo. Outra teoria é de que a data comemoraria a produção do Belcar, o primeiro carro de passeio brasileiro. Já uma terceira opção para a história remete à abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil, a rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, que foi inaugurada em 13 de maio de 1926. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;