Diarinho Titulo Sem fronteiras
Paixão espalhada pelo mundo

Torcedores de futebol dividem sua atenção entre equipes brasileiras e clubes estrangeiros

Luís Felipe Soares
10/05/2015 | 07:20
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O Brasil é conhecido como o País do futebol por causa da paixão das pessoas pelo esporte e pelo talento da nossa Seleção – que conta com um total de cinco títulos mundiais. Apesar de nossa fama, os melhores atletas e os clubes mais ricos (com dinheiro o bastante para brigar pelos jogadores que mais se destacam) se reúnem nos campeonatos europeus. As competições realizadas em países como Alemanha, Inglaterra e Itália dividem o calendário dos torcedores daqui, com o Campeonato Brasileiro dando seus primeiros passos neste fim de semana ao mesmo tempo em que as competições de fora estão em sua reta final. 

Uma das equipes mais tradicionais e famosas do mundo é o Real Madrid, da Espanha. O time conta com fãs espalhados por diversos países, incluindo o Brasil. Tiago Garcia Lima, 8 anos, de São Caetano, não perde uma partida dos Merengues. “Eles são os melhores, principalmente o Cristiano Ronaldo, que é o melhor do mundo. Também tem o Casillas (goleiro), Sergio Ramos (zagueiro) e o James Rodríguez (meia). Estamos prontos para ganhar outra vez a Liga dos Campeões (torneio com os principais clubes da Europa)”, afirma o menino, torcedor do Corinthians aqui no Brasil e que coleciona camisas variadas.

Os bons resultados do futebol alemão nos últimos anos, principalmente com o título mundial vencido no ano passado na Copa do Mundo no Brasil, chamaram a atenção de Pedro Paulo de Araújo Euphrausino, 13 anos. O morador de Santo André agora divide seu tempo torcendo para o Santos e para o Bayern de Munique, principal time do país. “Hoje, a Alemanha tem o melhor futebol do mundo porque reúne os melhores, como o Robben (atacante), o Götze (meia) e o Müller (atacante)”, conta ele, acreditando que seu time favorito irá levar o título da Liga dos Campeões da Uefa deste ano.

Torcedor do São Paulo, Pietro Henriques Calegon, 12 anos, de Santo André, está sempre de olho no que ocorre no Chelsea, que acabou de vencer o Campeonato Inglês. “O Hazard (meia) joga muita bola. Além dos bons jogadores, o técnico (o português José Mourinho) é ótimo e as táticas são boas também”, analisa. “Entre São Paulo e Chelsea, não sei quem ganharia, mas ia gostar de ver esse jogo.”

Videogames ajudam a conhecer times internacionais

Parte da paixão dos fãs por times internacionais se deve à enorme popularidade dos jogos de futebol dos videogames. Títulos como Fifa e Pro Evolution Soccer servem como espécie de fonte de informações sobre equipes e jogadores de todo o mundo. 

Os menus dos games separa as competições de diferentes maneiras, inclusive listando ligas correspondentes para cada país. Há espaço para a Bundes Liga (Alemanha), Premier League (Inglaterra), Liga BBVA (Espanha) e a Série A (Itália), além dos principais clubes medirem forças na versão computadorizada da Liga dos Campeões da Uefa. Os nomes estrangeiros (e difíceis de se falar e escrever) estranhos de times e jogadores são aprendidos.

Uma das graças dos games é poder colocar em campo equipes estrangeiras, como Manchester United, Barcelona e Paris Saint-Germain, diante de tradicionais clubes nacionais, casos de Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo e Grêmio. 

“Acho que, no Brasil, temos um tipo de futebol, e lá fora existe um outro esquema. Até no videogame a diferença é grande”, diz Tiago Garcia Lima, de São Caetano. “Sempre pego o Bayern no jogo e venço bastante.”

Cristiano Ronaldo é o atual melhor jogador do planeta

Atualmente, o melhor jogador do mundo é Cristiano Ronaldo, 30 anos e atacante do Real Madrid (Espanha). O português foi o vencedor da votação da Bola de Ouro, premiação organizada pela Fifa (associação responsável pelo futebol mundial). Ele já recebeu o cobiçado troféu em outras duas vezes, em 2008 e 2013, igualando os resultados do francês Zinedine Zidane e do brasileiro Ronaldo, ambos tendo vencido em três oportunidades.

Cristiano Ronaldo também apareceu na escalação da equipe ideial da temporada passada. O time ainda contou com Neuer (goleiro), Sergio Ramos (lateral), David Luiz (zagueiro), Thiago Silva (zagueiro) e Lahm (lateral); Kroos (meia), Di María (meia), Iniesta (meia), Robben (atacante) e Messi (atacante).

O último brasileiro a receber uma Bola de Ouro de melhor jogador foi Kaká, atualmente no Orlando City, dos Estados Unidos. Em 2007, ele foi coroado pela bela temporada que teve em campo pelo Milan, da Itália. Ronaldinho Gaúcho (duas vezes), Rivaldo (uma vez) e Romário (uma vez) também já levantaram o troféu especial ao longo da carreira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;