Automóveis Titulo
Hyundai apresenta ix35 2.4 4x4
Wagner Oliveira
Enviado a Florianópolis
04/08/2010 | 07:07
Compartilhar notícia
Divulgação


O lançamento oficial ocorreu ontem em Santa Catarina, mas você já deve tê-lo visto nas ruas. Com as vendas iniciadas há cerca de dois meses no Brasil, o Hyundai ix35 realmente é um SUV que supera as expectativas e confirma a evolução da indústria coreana para um patamar de qualidade que realmente impressiona.

Derivado do Tucson, o ix35 é veículo totalmente novo. Foi criado pela Hyundai em seus centros de desenvolvimento na Europa, Estados Unidos e Ásia. O resultado é um produto de alcance global, que cai bem ao gosto exigente do brasileiro por veículos que valorizam o belo design.

O nome ix35 é uma jogada de marketing, já que em outros mercados, como os Estados Unidos, o veículo continua a se chamar Tucson. Aqui, como o antigo modelo continua a ser fabricado, a empresa decidiu criar outra nomenclatura para facilitar a compreensão de uma grade de produtos.

A novidade ontem ficou por conta da apresentação da versão com motor 2.4 e tração 4x4, que ainda não estava à venda. Também pôde ser avaliado o modelo com motorização 2.0 e tração 4x2, que já está nas revendas da marca, que agora começa a ter comando mais decisivo dos executivos coreanos no Brasil.

Pelas ruas de Florianópolis ou estradas sinuosas do interior do Estado, o ix35 mostrou equilíbrio de sobra. Testado só com caixa automática de seis velocidades, o SUV compacto, como os coreanos o definem, tem conjunto eficiente de freio, motor e câmbio.

O conforto interno predomina no habitáculo e o volante esportivo tem empunhadura agradável. Os 728 litros de espaço no bagageiro conseguiram superar o do antigo Tucson, que continuará sendo produzido na fábrica de Anápolis pela Hyundai/Caoa.

O ix35 também demonstrou força nas arrancadas e retomadas, além de ter aparência que conquista olhares por onde passa.

Para a América do Sul, a Hyundai decidiu por dois propulsores mais econômicos. Batizado de Theta-II MPI, o 2.4 oferece 177 cv a 6.000 rpm, com torque de 23,1mkgf a 4.000 rpm. O 2.0 gera 166 cv a 6.200 rpm e torque de 20,1 mkgf a 4.600 rpm. Nos Estados Unidos e Europa, a marca dispõe de motores V6 e também a diesel, que, se liberado, poderá um dia ser importado.

A versão que mais agradou foi a 2.0. Além de ser mais econômica (chega a fazer 9 quilômetros por litro, segundo medição da montadora), oferece a força da nova geração de motores pequenos e eficientes. A proposta é mais alinhada com a realidade de menor consumo e baixas emissões.

O 2.4 oferece dez cavalos a mais. Em contrapartida, o consumo aumenta. No percurso de 240 quilômetros ontem, o consumo, segundo o computador de bordo, foi de 6,2 quilômetros por litro. Mas, ainda assim para quem pode pagar, não deixa de ser uma opção mais luxuosa e potente.

Em seis versões de acabamento, os preços do ix35 variam de R$ 88 mil a R$ 115 mil. A primeira versão é a 2.0 manual de cinco marchas. Por R$ 93 mil, a 2.0 tem caixa automática de seis velocidades.

Por R$ 103 mil, o consumidor terá itens como botão de partida, bancos elétricos, ar-condicionado de duas zonas, sensor de estacionamento e controlador de velocidade. Por R$ 108 mil, já consegue chegar na tração 4x4. Por fim, com R$ 118 mil, leva também teto panorâmico, oito air bags e imagem de ré projetada no retrovisor, além de controle de estabilidade, o ESP.

COREANOS
Na apresentação oficial do carro à imprensa, ficou evidente que os coreanos começam a tomar conta da marca no Brasil. Nos últimos anos, a Hyundai esteve muito mais ligada à imagem do empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade que, embora seja uma figura polêmica no setor, ajudou a construir a boa imagem que a Hyundai desfruta hoje no País.

Segundo executivos coreanos, a nova fábrica da montadora já está em fase de terraplenajem em Piracicaba, o que vai dar condições à montadora de tornar-se, até 2015, a quinta maior marca do Brasil - atrás apenas das tradicionais Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford.

A montadora espera vender 40 mil unidades do ix35. A empresa espera ainda o mesmo volume do Tucson. É uma previsão otimista, mas em se tratando de tudo o que a Hyundai vem realizando nos últimos anos, nada é de se duvidar.

Números

COMPRIMENTO
4,41 metros

LARGURA
1,82 metro

ALTURA
1,65 metro

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS
2,64 metros

PORTA-MALAS
728 litros

PESO
1.500 kg (câmbio manual)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;