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Toyota assume 3º lugar em vendas nos EUA
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
04/01/2007 | 22:46
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Tornar-se líder mundial em vendas de automóveis. Esse é o objetivo da Toyota Motor, que entra em 2007 com a terceira posição no ranking de vendas norte-americano, com 15,4% de participação no mercado.

Até então, a vaga pertencia a DaimlerChrysler, que agora fica com 14,4% de participação. Segundo a fabricante japonesa, as vendas cresceram 12,5% em 2006, na comparação com 2005. Ao todo, foram 2,542 milhões de unidades comercializadas, 228.322 somente no mês passado.

Os números da Toyota apontam a crescente invasão dos produtos asiáticos nos Estados Unidos: enquanto a japonesa expandiu as vendas em 12% no mês de dezembro, as líderes General Motors (1ª no ranking) e Ford (2ª), por exemplo, registraram queda de 13%.

Os asiáticos dominam a produção de carros compactos e econômicos, mas já começam a conquistar o segmento de comerciais leves e de 4x4, tradicionalmente liderado pela GM, Ford e Chrysler. O modelo pick-up Tacoma, da Toyota, por exemplo, vendeu 6% a mais em 2006 e o 4x4 Murano da Nissan, 9,6%.

O quadro preocupa as companhias norte-americanas, especialmente porque o mercado interno nos Estados Unidos fechou 2006 com recuo de 2,6% – no ano passado foram comercializadas cerca de 16,5 milhões de unidades, contra 16,9 milhões no ano anterior. E a tendência é de que a queda continue. Por esse motivo, as fabricantes americanas vêem o Salão de Detroit, que acontece entre os dias 13 e 21 deste mês, como importante oportunidade para reconquistar mercados.

Investimentos - De acordo com matéria publicada nesta quinta-feira no jornal americano The Wall Street Journal, a Toyota pretende abrir a oitava fábrica nos Estados Unidos. O local será anunciado ainda este mês. O plano de expansão da companhia inclui investimentos no Brasil, China e Índia.



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