Cultura & Lazer Titulo
Belle & Sebastian lança novo CD
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
29/10/2003 | 18:47
Compartilhar notícia


O Belle & Sebastian está de volta. A banda escocesa, que ganhou um público fiel no Brasil após sua estrondosa passagem pelo último Free Jazz Festival, em 2001, lança novo álbum, Dear Catastrophe Waitress (Trama, R$ 25 em média). Uma boa notícia é que esse é um disco “cheio”, com 12 faixas. Um dos poucos na extensa discografia de EPs (Extended Play) do grupo.

Dear Catastrophe Waitress mata a sede de quem aguardava por novidades consistentes da turma mais fofa do pop rock estrangeiro. No ano passado, os fãs foram consolados com a trilha sonora de Storytelling que, intercalada por vários diálogos dos personagens, não era das melhores para escutar de uma vez. Antes desse, só teve o bom, porém curto, B&S Sing Jonathan David.

O Belle & Sebastian de agora está mais maduro. Claro que está lá toda a essência da banda, que continua a porta-voz de uma geração perdida entre desilusões e incertezas, mas que aceita suas fraquezas.

Mas também a parte musical está melhor trabalhada. Os arranjos estão mais elaborados, menos simples. E para gravação foram agregados aos sexteto escocês 42 músicos convidados (com instrumentos como violino, viola, contrabaixo, cello, trompete, trombone, saxofone e flauta).

Solos de guitarra, raros no som do B&S, aparecem na faixa Roy Walker. E o tom mais roqueiro, com voz levemente rouca, dão o ar de novidade em Stay Loose. Mas o bom e velho B&S também está em Dear Catastrophe Waitress. A tradução do título (Querida Garçonete Catastrófica) está na foto de capa do CD.

Para uma parcela, B&S é sinônimo de som GLS. Mas é melhor que não se condicione o som a esse público. Seria pouco. O Belle & Sebastian é uma daquelas bandas que possui uma linguagem musical atrelada ao passado, mas ao mesmo tempo faz um discurso que se afina com os jovens de hoje.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;