Internacional Titulo
Maconha aumentaria o risco de ataque cardíaco
Do Diário do Grande ABC
03/02/2000 | 16:37
Compartilhar notícia


O hábito de fumar maconha pode aumentar o risco de ataque cardíaco, segundo um estudo do médico Murray Mittleman, da Escola de Saúde Pública Harvard e do Centro Médico Beth Israel de Boston. Ele apresentou as conclusoes de seu estudo em uma conferência, em San Diego, da Associaçao Norte-americana do Coraçao.

O estudo se refere ao efeito acumulativo da maconha no correr dos anos. Foi assinalado que o risco de um ataque cardíaco se quintuplica na hora de se fumar maconha.

Os investigadores interrogaram 3.882 vítimas de ataques cardíacos em 62 lugares e comprovaram que 124 eram fumadores de maconha. O hábito nao era usual entre os pacientes de mais idade, mas cerca de 13% das pessoas abaixo de 50 anos disseram que fumavam maconha.

Entre os interrogados, 37 sofreram o ataque cardíaco dentro de um período de um dia depois de fumar maconha, inclusive nove dentro da uma hora. O aumento do risco também dependeria de fatores concorrentes, como a alta pressao sangüínea ou a diabetes.

O aumento do risco é provavelmente insignificante para um jovem, cujo risco de um ataque cardíaco é, de todas maneiras, pequeno.

O risco de um ataque cardíaco derivado de uma só sessao de maconha seria também baixo. Mittleman disse que para um homem saudável de uns 50 anos, o risco é de 10 em um milhao.

A maconha acelera em geral os batimentos cardíacos em 40 por minuto. Nao ficou claro se isto contribuiria para os ataques. O excesso de peso e o estilo sedentário também aumentam o risco dos fumadores de maconha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;