Cultura & Lazer Titulo
Documentário inédito reflete sobre soluções urbanas
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
27/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A TV Cultura exibe amanhã, às 22h, o documentário inédito "Cidades - O Mundo que Construímos", dirigido pelo jornalista Júlio Moreno. O filme levanta discussões sobre cidadania e propõe reflexões a respeito do desenvolvimento urbano.

Na abordagem do tema, o documentário utiliza o termo metacidade - aglomerado urbano acima de 20 milhões de habitantes. O Grande ABC integra a metacidade de São Paulo, que inclui toda a área metropolitana além das regiões de Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.

Para o diretor, o Grande ABC, por ter menos áreas ociosas, teria grande chance de resolver seus problemas. "Se houvesse política de ocupação de solo compatível com os meios de transporte e condições de trabalho, a região poderia se tornar um exemplo", diz.

O filme traça linha do tempo desde o nascimento do conceito de cidade, 4.000 anos a.C. Como solução, o diretor sugere: "Descentralização de polos, para se criar uma rede articulada de cidades sustentáveis".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;