Internacional Titulo
Relatório sobre suicídio de cientista britânico sai neste mês
Da AFP
15/01/2004 | 21:55
Compartilhar notícia


O relatório do juiz Hutton sobre o suicídio, em julho de 2003, do especialista em armamentos David Kelly - um informe potencialmente explosivo para Tony Blair - será publicado em 28 de janeiro, dia seguinte a uma votação parlamentar difícil para o primeiro-ministro sobre os gastos nas universidades.

A última semana de janeiro promete apresentar muitos riscos para o chefe de governo. A publicação do relatório Hutton vem sendo muito esperada pelas implicações que poderá ter no futuro político de Tony Blair. Alguns não hesitam em evocar a demissão do premier e sua eventual substituição pelo eterno adversário trabalhista, o ministro da Economia e Finanças, Gordon Brown.

Durante as audiências, acompanhadas por todo o país, como uma grande novela, o juiz Brian Hutton ouviu 74 testemunhas entre os dias 11 de agosto e 13 de outubro últimos; entre elas, Tony Blair e Geoff Hoon.

David Kelly, funcionário do Ministério da Defesa (MoD), teria sido a fonte de uma reportagem assinada por Andrew Gilligan, jornalista da BBC que acusou o governo de ter exagerado a ameaça iraquiana para justificar a guerra.

Uma semana depois de seu nome ter aparecido na imprensa, o cientista suicidou-se, na noite de 17 a 18 de julho, cortando as veias do pulso esquerdo. Esta morte teve o efeito de uma verdadeira bomba na Grã-Bretanha e mergulhou Tony Blair - já criticado por uma longa fração da opinião pública por seu apoio total ao governo conservador americano - na mais grave crise desde que ele chegou a Downing Street, em 1997.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;