D+ Titulo
Gladiadores lutavam até morrer
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Por que os humanos gostam tanto de ver outros se enfrentando? É sentimento histórico. "A vontade de ver quem é o mais forte e o mais fraco é antiga; ocorre em todas as disputas", explica Anahy Couto, psicóloga do esporte. Durante o Império Romano (de 44 a.C. a 286 d.C.) foram muito populares os combates entre gladiadores. Os enfrentamentos aconteciam nas arenas (como o Coliseu de Roma), acompanhados por nobres e plebeus.

Os lutadores eram escravos ou prisioneiros de guerra, que treinavam para derrotar o adversário (que podia ser animal feroz) até a morte. Os vencedores viravam heróis e ganhavam uma espada de madeira (rudis), que simbolizava a liberdade. Além de diversão, as lutas distraiam o povo e amenizavam a revolta dos romanos (daí surgiu a chamada política pão e circo). Já os gregos curtiam lutas corporais apenas como esporte. O pankration, estilo antigo de combate sem arma, virou esporte olímpico em 648 d.C. E muita coisa rolou a partir daí.

No último século, um dos que tiveram a ideia de misturar as artes marciais foi o brasileiro Carlos Gracie, fundador do jiu-jítsu. Os primeiros desafios foram realizados na década de 1930, com lutadores que se enfrentavam usando suas principais habilidades. Em 1993, o sobrinho de Carlos, Rórion Gracie, criou um evento nos Estados Unidos, o UFC, no qual vale de tudo. O campeão teria de vencer torneio eliminatório de oito oponentes, sem limite de tempo, com o uso de técnicas de qualquer arte marcial. O irmão de Rórion, Royce, foi campeão. Em 2001, o UFC foi vendido para a Zuffa, administrada pelos irmãos Frank e Lorenzo Fertitta, empresários de cassinos norte-americanos, que o transformaram em espetáculo.

 

Games de lutas - Fãs de MMA também curtem games de luta. Street Fighter (1987) e Mortal Kombat (1992) foram os pioneiros. Hoje os jogos são mais realistas. Os mais famosos são EA Sports MMA e UFC Undisputed, cuja terceira edição chega em janeiro para PS3 e Xbox. O Supremacy MMA (PS3 e Xbox) está previsto para dia 23 e promete bombar, apesar de bem violento, com direito a ossos quebrados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;