Cultura & Lazer Titulo
Morre o pintor Jacob Lawrence
Do Diário do Grande ABC
10/06/2000 | 15:02
Compartilhar notícia


Jacob Lawrence, de 82 anos, um dos principais pintores figurativos dos Estados Unidos, faleceu em sua residência de Seattle (Washington) depois de uma longa enfermidade, informa o jornal New York Times em sua ediçao deste sábado.

Suas obras se encontram nos museus mais prestigiados dos Estados Unidos, como o Metropolitano, o da Arte Moderna, o Whitney de Arte Americana, o Studio do Harlem e do Brooklyn.

A pintura de Lawrence combinava um estilo influenciado pelo cubismo, o talento narrativo e a consciência social marcada por sua juventude no Harlem.

Em 1940, obteve uma bolsa do Fundo Julius Rosenwald, que lhe permitiu alugar um estúdio onde começou sua célebre série intitulada ``A migraçao do negro americano'.

Durante os anos 50 e 60, dedicou-se a ilustrar a tensao nas relaçoes raciais, referindo-se aos casamentos mistos, à discriminaçao nos colégios públicos e a luta em favor dos direitos civis dos negros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;