Nacional Titulo
Estudo descobre fatores essenciais para bom desempenho escolar
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
19/12/2006 | 20:45
Compartilhar notícia


O estudo Aprova Brasil, o Direito de Aprender, divulgado nesta terça-feira pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), revelou quais os fatores que levam um aluno a ter bom desempenho escolar. As boas práticas pedagógicas, professores comprometidos e qualificados, participação ativa dos alunos, gestão democrática e parcerias externas, foram consideradas essenciais.

Esses foram os fatores encontrados em 33 escolas de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, selecionadas por terem alcançado boas notas em leitura e matemática no exame Prova Brasil, que avalia os alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. As escolas também foram escolhidas por atenderem crianças de baixa renda, indígenas, da zona rural ou das periferias.

De acordo com a representante do Unicef Marie-Pierre Poirier, um dos méritos do estudo foi descobrir como os alunos conseguiram bons resultados mesmo enfrentando situações precárias no ensino e em suas vidas pessoais. As escolas que apresentaram melhores resultados ficam longe dos grandes centros e das cidades mais ricas do país.

A pesquisa, inédita no Brasil, foi realizada em apenas três meses. Os pesquisadores do Unicef ouviram diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e os conselhos escolas para tentar encontrar as razões para o sucesso das escolas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;