Economia Titulo
Bicombustíveis tomam 61% do mercado nacional
07/09/2005 | 23:58
Compartilhar notícia


Carros bicombustíveis, que rodam com gasolina, álcool ou a mistura de ambos, responderam por 61,7% das vendas de automóveis e comerciais leves em agosto, o maior índice desde o início das vendas de veículos com esse tipo de motor, no primeiro semestre de 2003. Foram vendidos 90.334 veículos com essa tecnologia.

No ano, os carros flexíveis respondem por 45,1% das vendas totais do mercado, ou 471,5 mil unidades. Modelos a gasolina ficam com 48,3% das vendas, equivalentes a 505,4 mil unidades. Com os novos lançamentos das montadoras, em breve os bicombustíveis serão maioria no mercado de carros novos.

O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Rogelio Golfarb, o Brasil não deve ser afetado diretamente por possível aumentos do preço mundial do petróleo em conseqüência do furação Katrina, nos Estados Unidos.

"O Brasil tem uma matriz energética maravilhosa, com possibilidade de abastecimento com gás, gasolina e álcool", afirmou Golfarb, ressaltando que técnicos do mundo todo têm visitado o País para conhecer a tecnologia dos bicombustíveis. Mas o efeito do Katrina, ressaltou ele, deve ser sentido no preço de matérias-primas como plásticos e resinas, que utilizam petróleo na composição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;