Nacional Titulo
Radares eletrônicos terao proteçao contra vandalismo
Do Diário do Grande ABC
04/10/1999 | 19:08
Compartilhar notícia


Por causa dos casos de vandalismo contra radares eletrônicos que controlam a velocidade dos carros, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) resolveu instalar equipamentos à prova dos ataques de vândalos, revestidos de aço galvanizado, nas rodovias estaduais do Rio.

Segundo os técnicos, os equipamentos sao mais resistentes aos ataques dos motoristas revoltados, que apedrejam, disparam tiros, colocam fogo e até roubam os radares. Instalados em janeiro no estado, metade dos 32 pardais, como foram apelidados, já foi destruída. O primeiro município contemplado será Cabo Frio, na Regiao dos Lagos.

Para combater o problema, a Secretaria Municipal de Trânsito chegou a estudar a instalaçao de um sistema que emitisse descarga elétrica em quem encostasse nos aparelhos, mas o projeto nao foi levado adiante.

Agora, o governo pretende ter, até o fim do ano, 90 radares funcionando nas estradas estaduais. "Nao estamos poupando dinheiro na luta contra o vandalismo", disse o vice-presidente do DER, José Mendes Novaes, referindo-se ao alto custo dos novos equipamentos - alguns custam R$ 60 mil. "Queremos dar segurança aos pedestres em lugares de muita aglomeraçao humana, como entradas de colégios, hospitais e centros urbanos, por exemplo", continuou.

A instalaçao da primeira nova lombada, na RJ-140, na entrada do município de Cabo Frio, está prevista para quinta-feira. Para escapar das multas pesadas - que, em caso de avanço de sinal, pode chegar a R$ 527,00 -, motoristas infratores nao têm limites. Na Estrada dos Bandeirantes (zona oeste), assim como na Avenida Brasil (zona norte), pardais foram alvos de tiros de pistola. Em ambos os casos, os equipamentos continuaram em funcionamento, pois as caixas que guardavam as câmeras eram blindadas.

Já na Linha Amarela, via que liga bairros das zonas norte e oeste, um dos aparelhos foi coberto por um saco plástico preto para que motoristas infratores nao fossem fotografados. Segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito, cerca de 260 mil motoristas foram flagrados pelos sensores nos primeiros sete meses de funcionamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;