Setecidades Titulo
Sargento da Rota é morto em Sto.André
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
16/02/2003 | 20:36
Compartilhar notícia


O sargento da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) do 1º Batalhão de Choque, Robson Roberto Santana, 44 anos, foi morto em um semáforo no cruzamento da rua Marina com a avenida Industrial, no bairro Campestre, em Santo André, por volta das 21h de sábado. A violência no bairro não parou por aí. Minutos depois, uma viatura da Rota chegou ao local e um sargento e um cabo conversavam com vigilantes e moradores do bairro, quando um homem em uma motocicleta passou pelo local e atirou uma vez contra eles. Desde sexta-feira, dois casos de roubo ocorreram na mesma avenida.

Santana estava em sua picape Saveiro branca quando foi surpreendido por pelo menos um rapaz armado, que atirou contra ele na nuca. A polícia não achou testemunhas. O local é conhecido como ponto de prostituição. Não há confirmação se o sargento estava a trabalho ou em dia de folga, mas uma viatura da Rota chegou logo em seguida ao carro da vítima, o que poderia caracterizar apoio do policial.

Há a possibilidade, não confirmada pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São Paulo, de que havia uma investigação do Gradi (Grupo de Repressão e Análise de Crimes de Intolerância), ligado diretamente ao gabinete do secretário de Segurança Pública de São Paulo, naquela área. Há um ofício de janeiro ao 4º DP da cidade pedindo informações sobre a agressão ao instrutor de test-drive E.M., 42 anos, em agosto de 2002. Na ocasião, ele fora assaltado por três travestis na avenida Industrial. O trio se aproximou do veículo quando E. parou em um semáforo, retirou do carro para agredi-lo com chutes e socos, além de quebrar os vidros do veículo. R$ 500 foram levados do instrutor.

Na mesma noite de sábado, o motorista Enio Batalhia, 27 anos, foi baleado na altura do peito quando passava com seu Tempra no cruzamento da rua dos Coqueiros com a avenida Industrial, quase no mesmo horário do crime contra o sargento.

O motorista foi socorrido e levado para o Hospital Heliópolis, em São Paulo, onde permanece internado em estado grave. O comando da Rota espera por uma recuperação de Batalhia para que este possa fazer o reconhecimento de Anderson Alves de Almeida, 29 anos, preso pela Rota por porte ilegal de arma e por receptação, na tarde de domingo, na favela dos Ciganos, em Santo André. No local, a polícia encontrou a pistola calibre .40 do sargento morto. “Ele é suspeito do crime por ter sido preso com uma arma, perto de onde foi encontrada a arma do policial”, disse o delegado Fábio Sanchez Sandrin.

Colaborou Ana Macchi




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;