Nacional Titulo
Torneio de pesca de piranha reúne 300 pescadores em Araçatuba
Do Diário do Grande ABC
30/05/1999 | 17:40
Compartilhar notícia


O 3º Torneio de Pesca da Piranha reuniu neste domingo no Rio Tietê, em Araçatuba, a 550 quilômetros de Sao Paulo, cerca de 300 pessoas que, usando barcos motorizados, participaram de um concurso com a finalidade de estimular a retirada do maior predador do Lago de Três Irmaos. Foram fisgadas 993 piranhas, pesando pouco mais de 100 quilos no total.

A baixa temperatura de 15 ° C nas primeiras horas do dia e o vento forte que chegou a formar ondas de até 50 centímetros prejudicaram a atividade pesqueira e diminuíram as expectativas de se bater o recorde de capturar acima de 500 quilos de piranha que foi a marca conseguida há dois anos. "O lago tem até quatro quilômetros de largura e, em alguns pontos, a impressao é de que a gente está no mar", comentou o fotógrafo campineiro Júlio César Costa que, além de fazer uma reportagem, participou como competidor. Um barco virou durante a competiçao. O mais idoso dos concorrentes foi Joao Hiratsuka, de 83 anos. Na companhia da namorada Maria Miata e da amiga Eliza Kamimura, ele pegou apenas meia dúzia de piranhas e nem entrou na listagem de classificadas. Mas Hiratsuka considera um permanente colaborador do equilíbrio ecológico no lago. Toda segunda-feira, Miata o acompanha para uma pescaria na qual o objetivo exclusivo é capturar as piranhas. Os dois dizem que a espécie tem tradiçao de ser estimulante afrodizíaco.

No Clube Náutico Veleiro, onde aconteceu o evento, o pescador José Locateli, 52 anos, nao se inscreveu para o concurso, mas passou o dia preparando e servindo caldo de piranha numa barraca. Locateli disse que, no Lago de Três Irmaos a piranha virou praga que destrói os outros peixes mais procurados. Afirma ter pescado exemplares pesando mais de 500 gramas.

Mesmo com as condiçoes climáticas prejudicando a movimentaçao de barcos no lago, o trio vencedor, que veio de Penápolis (SP), ganhou o primeiro lugar, pescando 212 piranhas, durante as cinco horas de competiçao. Os exemplares pesavam menos de 8 quilos no total. Paulino Shiyozaki, Mauro Miyata e Eduardo Valadao Moreira ganharam de prêmio um motor de popa para uso em barco de alumínio, avaliado em R$ 5 mil.

Logo depois do concurso, a Companhia Energética de Sao Paulo (Cesp) lançou, no mesmo lago, mil alevinos de pacús. Eles fazem parte de um programa de repovoamento iniciado há pouco mais de quatro anos e que pôs no Rio Tietê, no trecho entre os municípios de Pereira Barreto (SP) e Araçatuba, 5,7 milhoes de alevinos. Segundo o técnico em meio ambiente da Cesp José Roberto da Silva, na estaçao de piscicultura de Promissao (SP), uma boa parte desse peixinhos serviu de comida de predadores como piranha e tucunaré. Para Silva, promoçoes como a deste domingo contribuem para um equilíbrio ecológico no lago. O represamento das águas por causa da usina hidrelétrica reduziu o movimento da correnteza do Tietê e, com isso, o rio deixou de oferecer condiçoes de reproduçao de espécies de piracema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;