Internacional Titulo
Pentágono afirma que fósforo branco é ‘arma convencional’
Da AFP
16/11/2005 | 18:40
Compartilhar notícia


O Pentágono defendeu nesta quarta-feira que o fósforo branco utilizado contra os rebelado no Iraque, em 2004, trata-se de uma arma convencional e não de uma substância química com efeitos incendiários. Em entrevista para o canal RaiNews 24,  soldados americanos disseram que o fósforo branco ‘queima os corpos até os ossos’.

O fósforo branco foi usado contra civis em Fallajuah, pelas forças americanas e iraquianas durante a operação al-Fair, em novembro de 2004. De acordo com a reportagem apresentada pelo canal RaiNews 24 no último dia 8, o produto é qualificado como arma química e provocou queimaduras fatais em civis. “Vi corpos de mulheres e crianças queimando”, disse o soldado americano Jeff Englehart.

A utilização do fósforo branco não está proibida por tratados internacionais. No entanto, o protocolo III da Convenção de 1980 sobre armas convencionais proíbe o uso contra populações civis ou contra forças militares. Os Estados Unidos assinaram a convenção de 1980, mas não o protocolo III.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;