Internacional Titulo
China condena dissidente a 11 anos de prisão
Da AFP
25/12/2009 | 14:35
Compartilhar notícia


O dissidente Liu Xiaobo foi condenado nesta sexta-feira a 11 anos de prisão por "subversão", um ano depois de ter defendido a democratização na China, em uma sentença que reflete o endurecimento da política do regime comunista contra os defensores dos direitos humanos.

Xiaobo, escritor e ex-professor universitário que completará 54 anos no dia 28 de dezembro, passou 18 meses na cadeia após a repressão do movimento pró-democracia da Praça da Paz Celestial (Tiannamen) de Pequim em junho de 1989 e cumpriu três anos de sentença em um "campo de reeducação pelo trabalho", de 1996 a 1999.

Ele foi detido novamente em dezembro de 2008, como um dos autores da "Carta 08", que defendia a democratização da China. Ele foi julgado na quarta-feira pela acusação de "subversão contra o poder do Estado", em uma audiência de duas horas e meia.

A esposa do condenado, Liu Xia, que não foi autorizada a assistir o julgamento de quarta-feira, estava presente no momento da leitura do veredicto nesta sexta-feira e conseguiu ver o marido pela primeira vez desde março.

A defesa alegou a inocência de Xiaobo, mas o tribunal, de acordo com a agência oficial Xinhua (Nova China), alegou que se ateve "estritamente ao procedimento judicial e que protegeu plenamente o direito de defesa".

A imprensa e os diplomatas estrangeiros não foram autorizados a acompanhar o processo nem a leitura do veredicto.

A ONU e as organizações de defesa dos direitos humanos criticaram a sentença.

A Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, manifestou preocupação com o veredicto e afirmou que a sentença representa um duro golpe à liberdade de expressão.

A organização RSF (Repórteres Sem Fronteiras) pediu à comunidade internacional que pressione o governo chinês para obter a libertação de Liu.

O governo dos Estados Unidos se declarou muito preocupado com a sentença e pediu ao governo chinês que liberte "imediatamente" um homem que "atuou pacificamente em favor do estabelecimento de um processo democrático na China".

A UE (União Europeia) também se declarou preocupada com o "caráter desproporcional da condenação infligida ao defensor dos direitos humanos Liu Xiaobo".

A China já criticara na quinta-feira o que chamou de "interferências grosseiras" de alguns países estrangeiros e exigiu respeito à "soberania judicial chinesa".

O veredicto foi anunciado no dia de Natal, data festiva no Ocidente e período geralmente utilizado pelas autoridades chinesas, segundo os militantes de defesa dos direitos humanos, para solucionar os casos dos dissidentes políticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;