Turismo Titulo
Festival Agrícola leva o Japao para Mogi das Cruzes
Heloísa Cestari
Especial para o Diário
08/11/2000 | 17:38
Compartilhar notícia


A partir deste sábado, a cidade de Mogi das Cruzes, a 47 km de Sao Paulo, dará início ao 10º Festival Agrícola do município, também chamado de Furusato Matsuri pelos japoneses da regiao. O evento, que ocorre no bairro de Cocuera, vai até domingo, dia 12, e visa mostrar um pouco mais da tradiçao nipônica no cultivo de hortaliças, legumes, flores e frutas.

A cidade, localizada no Cinturao Verde de Sao Paulo, é responsável pelo abastecimento de 35% dos hortifrutigranjeiros do Estado. Ao todo, sao cerca de 2 mil agricultores distribuídos pelos 10 mil hectares de plantio.

Durante os dois dias de festival, 300 expositores estarao em estandes decorados com produtos agrícolas. Por isso, todas as hortaliças e os legumes só poderao ser comprados no domingo, depois das 17h - o que nao acontece com flores e frutas, que serao vendidas à vontade.

A festa também contará com atraçoes artísticas, como a milenar Bon Odori, dança típica da província de Fukushina, no Japao, que simboliza o agradecimento à natureza pela boa colheita. Todos os participantes dançam e ensinam aos visitantes os passos do ritmo tradicional japonês.

A novidade, este ano, ficará por conta de um trenzinho, que levará o visitante a conhecer plantaçoes e locais turísticos do bairro de Cocuera. Outra atraçao será a praça de alimentaçao, que oferecerá uma enorme diversidade de guloseimas, tanto da culinária japonesa quanto da cozinha brasileira.

E quem pensa encontrar apenas produtos agrícolas na feira, terá uma grande surpresa. O festival também contará com um minishopping, uma seçao de eletroeletrônicos e uma parte destinada à exposiçao de automóveis e maquinário agrícola. Nesse encontro tecnológico, os agricultores trocam informaçoes e expoem novidades para o setor, promovendo inovaçoes úteis à melhoria da plantaçao.

No dia 11, o evento começa às 10h e vai até as 23h. No domingo, o festival reabre às 8h e deve encerrar às 18h. A entrada é franca.

Programaçao - Além da exposiçao, outras atraçoes estao programadas para acontecer nos dois dias da Furusatu Matsuri. No sábado, às 15h, ocorrerá uma apresentaçao de caratê. Logo mais, às 16h, os visitantes poderao assistir ao show da cantora Sayuri Sato e, às 17h, acompanhar a dança folclórica Dishow Nokai. A partir das 18h, a diversao fica por conta do Karaokê, que ficará ainda mais animado com a dança Bom Odori, das 18h30 às 19h30. A festa ainda contará com a apresentaçao da banda Importunos, às 20h, e queima de fogos às 21h30.

No domingo, o festival começará com um bingo, às 11h. Mais tarde, às 13h, cançoes folclóricas serao apresentadas pelo grupo Taubaté Shown Minyokai, que dará seqüência aos shows de Tikufo Odori, às 14h; Fujima Odori, às 15h; e Kasaodori, às 16h. As 17h será a vez da dupla de música sertaneja regional Douglas e Rodrigo e, às 18h, a exibiçao ficará por conta da cantora Tainara.

Lenda - Diz a lenda que antigamente os japoneses tinham muitos filhos, mas a maioria construía uma vida independente, longe das plantaçoes. Foi para unir a família novamente que criou-se a Furusato Matsuri, que em japonês significa festa da terra natal. E, para os agricultores, esse festival é exatamente isso: o resgate das tradiçoes trazidas do Japao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;