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A5 Sportback
Wagner Oliveira
Enviado a Indaiatuba
05/05/2010 | 07:00
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A Audi traz para o Brasil mais uma de suas belas criações. Ao fundir conceitos de sedã, cupê e station wagon, a marca desenvolveu o elegante A5 Sportback - modelo de quatro portas de design marcante e diferenciado. Para o mundo do luxo, o preço não é de assustar: R$ 189 mil. O A5 Coupé, de duas portas, custa R$ 259,5 mil.

Embora tenha o maior entre-eixos da Audi - 2,81 metros para um carro de 4,71 metros de comprimento - suas linhas fluidas fazem com que pareça menor. O desafio dos engenheiros da Audi foi construir um veículo que ostentasse linhas de cupê e transportasse quatro adultos e uma criança sem desconforto.

Na dianteira, destaque para o conjunto óptico, que tem faróis com lâmpadas bi-xenônio e LEDs - que lhe deixam com cara de malvado. Na traseira, a harmonia é realçada pelas lanternas com 24 LEDs. O efeito da faixa contínua de luz deixa o carro com aspecto futurista.

Sob o capô, o motor 2.0 TFSI gera 211 cv. Não é o mais potente a equipar o modelo, mas, por enquanto, é o único que vem para o Brasil. O torque é de 35,5 mkgf entre 1.500 e 2.400 rpm. Isso o faz ter boa arrancada para um veículo de seu tamanho - são 7,4 segundos de 0 a 100 km/h.

A Audi diz que o A5 tem consumo de 10,5 km/l na cidade - pra lá de elogiável. Isso é possível com o sistema que controla a abertura e fechamento de válvulas, diminuindo o gasto e tornando mais rápida a resposta do acelerador.

O propulsor trabalha em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades, de variação contínua de marchas, que podem ser trocadas na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. Por meio da tecla ‘S' no console, pode-se optar pela condução esportiva.

Outra novidade que torna a direção no A5 Sportback mais segura é o aperfeiçoamento do ESP (sistema eletrônico de estabilidade). Os técnicos da Audi melhoraram o bloqueio eletrônico do diferencial do eixo dianteiro para dar maior aderência em curvas fechadas. O segredo está nas rodas dianteiras, onde pequenas frenagens tornam a reação ao volante mais rápida e precisa.

Um ponto que não se pode deixar de comentar é o seu espaçoso porta-malas de 480 litros, incomum para um cupê. Com isso, o carro fica ideal para o uso na cidade e em longos deslocamentos.

De série, tem itens como ajuste lombar elétrico, ar-condicionado automático, controlador de velocidade, bancos de couro e seis air bags, entre outros. É uma proposta mais despojada diante de outros modelos da marca, mas que não prejudica o nível de segurança e de conforto.

Lançado há cinco meses na Europa, o carro tem feito sucesso. Tanto que o Brasil só receberá 200 unidades neste ano. "Temos potencial para vender o dobro disso", afirmou o presidente da marca, Paulo Sergio Kakinoff.




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