Diarinho Titulo
Cabeleira com estilo
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
04/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Cabelo tem várias formas, tamanhos, texturas e cores. E basta o dono querer e não ter medo de abusar da criatividade para deixá-lo ainda mais estiloso. É semelhante com o que acontece com as roupas; por meio da cabeleira, podemos transmitir nossas ideias e mostrar do que gostamos.

É o caso do surfista André Roque Peralta, 11 anos, de Santo André. Há dois anos, depois de ver foto antiga do pai cabeludo, o menino decidiu deixar o cabelo crescer. A família inteira o apoiou. O visual, aliás, é bastante usado por quem pega ondas. "Alguns riem, falam que é cabelo de menina. Nem ligo. Cada um tem seu gosto e ponto", diz André.

Paulo Victor Tajima Koga, 10, de Santo André, também quis mudar. Santista roxo, pediu à mãe para fazer o corte moicano, igual ao do ídolo Neymar. No começo, não raspou as laterais da cabeça; penteava os fios para cima e os mantinha em pé com ajuda do gel. Na Copa do Mundo do ano passado, cortou. "As pessoas devem ter o cabelo que quiserem", afirma.

Atualmente, o cabelo do Neymar é um dos mais pedidos por meninos nos salões de cabeleireiro, além do penteado Justin Bieber (principalmente o antigo, jogadinho de lado) e dos integrantes da banda Restart. Já as meninas, em geral, curtem os compridos, como o da Rapunzel, e bem coloridos, parecidos com os da Roxy Pop, personagem da novela Sonha Comigo, do canal Nickelodeon.

AME O SEU - Mykaelle da Silva Evangelista, 7, de Santo André, é sortuda. A mãe, cabeleireira, sempre faz penteados bonitos e diferentes quando ela pede. Se deixar, a menina quer um novo a cada dia. Várias amigas disseram que gostariam de ter a cabeleira igual. "A gente tem de aceitar o nosso cabelo como é. Eu adoro o meu."

Pe Lu, guitarrista e vocalista da Restart, concorda com Mykaelle: "O importante é se sentir bem ao se olhar no espelho. Não se importe com os outros. Se estiver bem com você mesmo, os outros vão ficar também".

 

Saiba mais

- O corte de cabelo e penteados estão ligados à cultura e religião de vários povos. As chinesas da etnia Yao cortam as madeixas só uma vez, por volta dos 18 anos; a partir dessa idade, são consideradas adultas. Os homens da religião indiana Sikh não cortam cabelo nem barba. É o modo de eles respeitarem a crença que proíbe o uso de qualquer metal cortante (como tesoura) no corpo; é sinal de violência.

- Os surfistas não são os únicos que adotaram o cabelo comprido para compor o visual. Muitos roqueiros também usam cabeleira longa. Nos anos 1970, o moicano se transformou em um dos símbolos dos punks (tribo que curte o estilo de rock com mesmo nome). Inspiraram-se no corte usado pelos índios moicanos dos Estados Unidos. O objetivo era Para fazer o penteado de Neymar não precisa raspar as laterais. Basta usar gel ou spray para fixar o penteado, que deve ser moldado com ajuda de um pente. Mas, atenção: nem sempre é possível ter o visual idêntico ao do ídolo, principalmente quando o seu tipo de cabelo é muito diferente do dele. O legal é que o estilo de quem a gente gosta sirva de inspiração para criar o de cada um.

- Meninas podem prender o cabelo com frequência, só não é indicado puxar muito os fios para trás, pois pode enfraquecer a raiz. Já os meninos não devem exagerar no uso do boné; ficar o dia todo com a cabeça coberta pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e causar caspa.

 

Consultoria de Francisco Le Voci, responsável pelo Ambulatório de Cabelos da Faculdade de Medicina do ABC, Robson Righetto, do Studio W Anália Franco, e do hairstylist Bruno Di Maglio




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;