Nacional Titulo
Índios Carajás liberam carros de turistas em Cuiabá
Do Diário OnLine
10/08/2001 | 15:57
Compartilhar notícia


Os índios carajás e um grupo de turistas chegaram a um acordo nesta sexta-feira, em São Félix do Araguaia, a 1.140 quilômetros de Cuiabá. Os indígenas retiveram três carros de um grupo que visitava a Ilha do Bananal para pescar.

Em princípio, os indígenas exigiram R$ 20 mil para devolver as três caminhonetes apreendidas por eles na segunda-feira. Porém, voltaram atrás e aceitaram a proposta de receber 30 cestas básicas e mais R$ 2,5 mil, que devem ser depositados em uma conta bancária administrada pelo cacique Iraro Carajá, que liderou as negociações.

Depois que os carros foram apreendidos, 13 turistas, entre empresários e funcionários públicos do goianos e paranaenses, foram para a cidade de São Félix do Araguaia, onde ficaram alojados na casa de um amigo, enquanto aguardavam a liberação dos veículos.

Os índios evitaram que a Fundação Nacional do Índio (Funai) intermediasse as negociações para liberar os veículos.

Os aproximadamente 800 índios carajás da aldeia Santa Isabel do Morro estaria revoltados com a pesca predatória na região da Ilha do Bananal, na divisa entre Mato Grosso e Tocantins.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;