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ML a diesel: boa opção entre SUVs
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
13/08/2008 | 07:06
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Pela primeira vez desde a sua estréia no mercado brasileiro, há dez anos, a Mercedes-Benz oferece o seu utilitário esportivo ML com motor a diesel.

Com injeção common-rail de terceira geração, o 3.0 V6 da ML 320 CDI entrega 224 cv a 3.800 rpm e torque de 52 mkgf a partir de 1.600 rpm. O preço é de R$ 289,9 mil.

Ao volante, mal dá para sentir que o propulsor é a diesel. Silencioso e suave, garante respostas rápidas às pisadas no acelerador.

A transmissão é automática de sete velocidades e a alavanca está posicionada na coluna de direção. É possível fazer as trocas manualmente por meio de borboletas no volante.

Apesar de ser um SUV e ter boa altura livre do solo, o modelo tem a estabilidade de um sedã. Isso se deve em grande parte ao conjunto de tração permanente nas quatro rodas que incorpora funções adicionais, como regulagem de velocidade em descidas íngremes, assistência de arrancada e sistema ABS off-road.

Para reforçar o visual esportivo do modelo, há rodas de liga leve e largos pneus 255/50 de 19 polegadas.

Internamente, não faltam conforto, segurança e sofisticação: bancos de couro, um eficiente sistema de som, além de um pacote bem recheado de segurança com air bags frontais, laterais e do tipo cortina, protetores de cabeça reagentes a colisões, além do sistema Pre-Safe, que prepara o carro e seus ocupantes para uma colisão, agindo por antecipação tensionando os cintos de segurança, reposicionando os bancos dianteiros (eletricamente ajustáveis) para uma posição mais favorável e fechando o teto solar se houver o risco de capotamento.

Para obter dados que apontem a possibilidade de acidente, o Pre-Safe está ligado ao sistema de freios ABS, à assistência de frenagem e ao programa eletrônico de estabilidade, cujos sensores identificam manobras de direção perigosas.

Na hora de manobrar ou estacionar, ao engatar a marcha à ré, uma câmera registra as imagens do que está atrás do veículo e elas podem ser monitoradas pelo motorista por meio de uma tela no painel.

Os encostos dos bancos traseiros são rebatíveis e divididos em 60/40. Os assentos são removíveis. Assim, a capacidade do porta-malas varia de 500 litros (com os bancos na posição normal) a 2.050 litros.

Outro detalhe que denota a preocupação em oferecer conforto e praticidade ao motorista é a abertura da tampa do porta-malas, operada eletricamente, ao toque de um botão, evitando esforço para abri-la ou fechá-la.

A Classe M possui ainda sistema de controle automático de climatização, com regulagem independente para motorista, passageiro dianteiro e ocupantes do banco traseiro.

Faróis bi-xenon com função de iluminação de curvas ajudam a tornar mais segura a direção durante a noite.




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