Economia Titulo
Santo André mira mercado austríaco
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
05/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Empresários da região que desejarem saber mais sobre a economia da Áustria e abrir possibilidades de travar relações comerciais com o país europeu terão a oportunidade de obter mais informações em evento gratuito organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Santo André.

Na quarta-feira, dia 13, das 19h30 às 21h30, o cônsul comercial austríaco, Ingomar Lochschmidt, proferirá palestra sobre o comércio exterior de seu país no anfiteatro da Prefeitura.

A ideia de estreitar relações entre as duas nações partiu do próprio cônsul, que ficou sabendo do ciclo de palestras realizadas em Santo André - França, Canadá, China e Cabo Verde - e aproveitou o fato de não terem negócios realizados diretamente com o Brasil. "Na Áustria, produtos brasileiros, como aviões, turbinas, veículos, minérios de ferro concentrados e não aglomerados são comprados da Alemanha e Holanda, que importam os itens daqui", explica Álvaro Ferreira, diretor do DRI (Departamento de Relações Insternacionais).

Segundo Ferreira, o cônsul apontou interesse em consumir produtos de empresas dos setores de plástico, petroquímico e metalmecânico, como peças estampadas e injetadas.

Quanto ao que a região pode consumir dos austríacos, uma possibilidade é complementar um componente importado dotando-o de valor agregado. Por exemplo, um equipamento pesado que venha de lá pode passar por Santo André, receber um motor, o que geraria necessidade de mão de obra e o produto poderia seguir para outro local do Brasil. "Os empresários poderiam, inclusive, obter isenções fiscais por meio do drawback paulista, que desonera (o pagamento do ICMS, no caso) quem agrega valor a algum item importado e o exporta para outro país", aponta Ferreira.

A Áustria ainda é vista como oportunidade de inserção na Comunidade Européia, pois, embora o país não disponha de porto marítimo, possui sistema aeroportuário eficaz. "Se as taxas para a entrada de um produto via porto de Frankfurt estiverem muito altas, pode-se negociar a entrada por Viena", exemplifica. Interessados podem se inscrever pelo telefone 4468-4411 ou pelo e-mail dri@santoandre.sp.gov.br até o dia 12.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;