Internacional Titulo
Kerry promete reduzir tropas americanas no Iraque
Da AFP
07/08/2004 | 23:21
Compartilhar notícia


O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, John Kerry, afirmou neste sábado que, se for eleito no dia 2 de novembro, reduzirá significativamente as tropas no Iraque até agosto de 2005. "Acredito que daqui a um ano poderemos reduzir significativamente as tropas americanas no Iraque e este é meu plano", declarou à Rádio Pública Nacional. "Acredito que posso fazer isso".

Para Kerry, o presidente George W. Bush se precipitou em declarar guerra sem um plano para obter a paz. "Ele afastou nossos aliados. Perdemos nossa credibilidade no mundo".

O senador por Massachusetts disse ainda que usará a diplomacia para construir alianças no Iraque. "Tem de ter mais gente envolvida nesse processo. Não vimos esta administração fazer o trabalho diplomático necessário, e os Estados Unidos estão pagando um preço muito alto, tanto em vidas de nossos jovens como em dinheiro de nossos contribuintes".

"As forças de segurança iraquianas poderão se encarregar com mais responsabilidades de uma grande parte da segurança do país se receberem treinamento de outras nações", argumentou.

Além disso, o candidato sugeriu durante a entrevista que os Estados Unidos deveriam desempenhar um papel mais amplo na região sudanesa de Darfur, onde supostamente cerca de 50 mil pessoas morreram em enfrentamentos entre milícias árabes apoiadas pelo governo e os rebeldes locais.

Kerry propôs somar 40 mil soldados ao Exército americano para aumentar sua participação no Sudão, mas não no Iraque. "Temos enormes obrigações ao redor do mundo, como a Coréia do Norte, a Europa, a Bósnia e Kosovo. Não estamos fazendo nem o que supostamente deveríamos fazer em Darfur, na África", disse o candidato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;