Política Titulo
Pesquisa mostra que Santo André 'desconhece' Avamileno
Alexssander Soares
Do Diário do Grande ABC
11/10/2003 | 21:32
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), é um político desconhecido pela população andreense. As pessoas sabem o nome do prefeito, mas não conseguem dar a ele nenhum atributo como administrador público, ou seja, não são capazes de relacionar nenhuma realização ao seu nome. Além disso, a população também não sabe sobre o passado político e sindical de Avamileno. As revelações fazem parte de uma pesquisa qualitativa encomendada pelo PT de Santo André e obtida com exclusividade pelo Diário. O levantamento foi realizado em junho, reunindo aleatoriamente pessoas das classes A, B e C, divididas em oito grupos.

O resultado da pesquisa qualitativa será a principal ferramenta para a campanha à reeleição de Avamileno. A primeira medida para reverter a falta de um atributo ao prefeito já é colocada em prática: transformar a rotina de Avamileno em uma agenda de rua, com cada vez menos compromissos internos e reuniões no gabinete.

O principal diagnóstico da pesquisa já era esperado pelos articuladores políticos do Paço Municipal. A falta de um atributo é reflexo da principal decisão dos apoiadores de Avamileno, após a morte do prefeito Celso Daniel (janeiro de 2002) e o surgimento das denúncias de cobrança de propina envolvendo a administração municipal.

“Nós tínhamos duas opções: colocar o Avamileno na linha de frente para rebater as denúncias ou afastá-lo e poupá-lo do desgaste político. Optamos pela segunda, e agora estamos pagando o preço. Mas foi melhor assim, pois agora saímos do zero para a disputa municipal e não temos o nome do Avamileno desgastado com a onda de acusações”, disse um dos articuladores políticos do prefeito.

A pesquisa qualitativa foi avaliada como “positiva” pelos apoiadores do prefeito, já que também indica 43% de avaliação como “bom ou ótimo” para Avamileno entre os entrevistados. “A saída é mesmo colocar o prefeito na rua, participando de vários eventos para recuperar o tempo perdido.”

A falta de um atributo a Avamileno como administrador público também reflete em outro ponto apontado pela pesquisa. A população vê Avamileno como uma continuidade do governo Celso Daniel, mas não reconhece nenhuma nova iniciativa do atual prefeito, que não sabe responder às questões da cidade.

Outro ponto levantado pelos entrevistados é a pouca propaganda realizada pela administração sobre suas obras e ações, dizendo que “eles não sabem o que está sendo feito”. Os estrategistas políticos do prefeito já procuram reverter a situação, colocando Avamileno e suas realizações em destaque em publicações regionais.

Um outro dado levantado pela pesquisa qualitativa deixou os estrategistas do Paço Municipal tranqüilos quanto a falta de um atributo ao prefeito. A legenda preferida na cidade é a do PT, independente do candidato a prefeito a ser lançado pela sigla. A análise coloca qualquer candidato petista a prefeito com um patamar inicial de 30% de votos na cidade.

Comparado à avaliação de 43% de “bom ou ótimo” para o governo Avamileno na pesquisa qualitativa, os estrategistas políticos comemoram o fato de os principais adversários e pré-candidatos a prefeito Duílio Pisaneschi (PTB) e Newton Brandão (PSDB) não conseguirem formar uma frente única de oposição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;