Política Titulo
Secretários deixam cargo para disputar as eleições
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
09/01/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


A dez meses das eleições, os vereadores de São Bernardo que se licenciaram do cargo para assumir secretarias na Prefeitura já falam no retorno à Câmara. Os secretários Admir Ferro-PSDB (Educação), Hiroyuki Minami-PSDB (Planejamento e Tecnologia da Informação) e Carlos Maciel-PSB (Governo) garantem que retomarão as cadeiras e disputarão o pleito.

O regresso está previsto para abril, prazo limite determinado pela Justiça Eleitoral para que os candidatos deixem os cargos públicos.

Segundo Minami, que tentará a reeleição pela quarta vez, o trabalho como secretário não diminuiu sua visibilidade no município. “Na verdade, quando assumi a Pasta entendi que minha missão seria tão importante quanto a do Legislativo, mas nunca me descuidei de acompanhar os trabalhos que desenvolvia como parlamentar”, aponta.

O discurso de Maciel não segue a mesma linha. “A secretaria que assumi cuida de questões internas e isso dificulta o trabalho na campanha.”

O governista sustenta a candidatura e afirma a tendência em permanecer no Legislativo. “Só vim (para o Executivo) em função de uma necessidade do governo (quando o então secretário Lenildo Magdalena-PSB, vereador suplente, assumiu a vaga de Alex Manente (PPS), que renunciou ao ser eleito deputado estadual).”

Ferro, que já anunciou o desejo de candidatar-se a prefeito, também assegura que permanecerá na Casa. “Sou vereador, apenas estou secretário (função exercida durante 11 anos).” No entanto, ele admite a possibilidade de voltar ao quadro do primeiro escalão da Prefeitura caso seja convidado no próximo ano. “Se o governo entender que posso participar da administração me sinto preparado”, considera.

TROCA DE CADEIRAS

Com o retorno dos vereadores, os suplentes Gervásio Paz Folha (PSB), Lenildo Magdalena (PSB) e Jorge Hebara (PSB) deixarão os cargos.

Hebara diz que “o fato de estar fora da Câmara não o impede de apoiar a campanha do grupo” governista. “Vou continuar meu trabalho social, mas devo estar atrelado à administração.”

Mesmo sendo o sexto suplente – assumiu a vaga de Vandir Mognon (PSB), quinto suplente que tornou-se secretário de Esportes em setembro – o legislador avisa: “Serei candidato novamente”.

Por conta do recesso parlamentar, Lenildo Magdalena e Osvaldo não foram localizados pela reportagem para confirmar as candidaturas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;