Turismo Titulo
Santos faz 463 anos
Patricia Zwipp
Especial para o Diário
15/01/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Outra cidade da Baixada que assopra velinhas neste mês é Santos. O município completa 463 e festeja o dia 26 de janeiro com muita música.

A Osms (Orquestra Sinfônica Municipal de Santos) abre o concerto executando a Bachiana Brasileira nº 7, de Heitor Villa-Lobos. Na sequência, Ivan Lins sobe ao palco e canta seus maiores sucessos acompanhado pela orquestra.

O evento é gratuito e ocorre a partir das 20h, nas areias da Praia do Gonzaga, em frente à Praça das Bandeiras.

Além da festa de aniversário, o município oferece aos turistas e moradores atrações especiais até o fim de fevereiro. De dia, as atividades ocorrem em cinco tendas espalhadas pela orla, a partir das 10h.

As barracas um (Pompéia) e quatro (Embaré) abrigam eventos literários e apresentações teatrais. Para quem quer suar a camisa, a dica é passar pela tenda dois (Gonzaga), que conta com aulas de alongamento, danças de salão e de rua e lambaeróbica.

Os interessados em se exercitar ainda podem procurar a barraca três (Boqueirão), com aulas de capoeira, dança do ventre, dança de salão, circo, alongamento e consciência corporal. Além disso, oferece oficinas de escultura em areia, de máscaras e de reciclagem.

A tenda cinco (Aparecida) também promete fazer com que o público deixe de lado o sedentarismo. Para isso, conta com tai chi chuan, ginástica, alongamento, caminhada, avaliação física e orientação nutricional, entre outras opções.

À noite, a animação fica por conta das apresentações acústicas, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h; e de bailes com orquestras, às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 19h às 23h.

NATUREZA
Verão é sinônimo de relaxar com amigos e familiares na praia e Santos oferece cerca de sete quilômetros de orla para isso. A Praia José Menino é indicada para o surfe e a do Gonzaga é mais conhecida turisticamente. Outras opções são Pompéia, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.

O visual fica completo com o jardim que enfeita a orla, incluído no Guinness Book, em 2001, como o maior jardim frontal de praia. Os mais de cinco quilômetros de ‘tapete verde' ganham colorido com flores.

Outra dica é o passeio de escuna pela baía. Os interessados passam por praias distantes e ilhas. No Porto de Santos, uma pausa para se refrescar no mar.

A Lagoa da Saudade também deve fazer parte do roteiro de viagem. O recanto é famoso pelas lendas que o cercam, como a de que o seu leito seria uma cratera de um extinto vulcão.

Os quiosques ao redor são um convite para piqueniques e longos bate-papos. Outra atração do lugar é a gruta de Santa Sara Kali, padroeira universal do povo cigano.

Ecoturismo também está na lista de atrativos do município. Em sua área continental, é possível participar de trilhas e apreciar rios, córregos, cachoeiras e muito verde.

São cinco roteiros ecológicos (Fazenda Cabuçu, Caminhos do Jurubatuba, Mirante do Caeté, Estância Diana e Trilha Poço Verde). A Fazenda Cabuçu, por exemplo, é uma referência histórica para a Baixada Santista. No período de colonização, o lugar serviu de abrigo à Companhia de Jesus, que montou ali um posto de catequese para os índios.

INFORMAÇÕES
Turismo - (0xx13) 3226-8000 e 0800-173887

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;