Economia Titulo
Volume de vendas de automóveis usados recua 45,59% em 2009
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
17/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O volume de automóveis usados vendidos no Grande ABC, pelas revendedoras, em novembro, caiu 45,59% em relação ao mesmo período de 2008. No mês passado, as lojas de veículos comercializaram 12.195 unidades, ante 22.413 registradas em novembro de 2008.

Os dados constam na pesquisa de mercado publicada pela Sindiauto/Assovesp (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos Usados no Estado de São Paulo/Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo).

No mês passado, o volume de vendas caiu 4% sobre o resultado de outubro. Em Santo André, o proprietário da Atlântica Veículos, Marcelo Barbosa, diz que a retração foi de cerca de 31,8%. "Em outubro nós vendemos 22 carros. Já em novembro as vendas caíram para 15 veículos", afirma.

Ele diz que até o início desta semana, a comercialização sinalizava melhora sobre novembro. "Estamos com uma média de um carro por dia. Acredito que alcançaremos o patamar de vendas de outubro", avalia, explicando que 22 unidades vendidas por mês é "um bom resultado para a loja".

Na Adecar, em São Bernardo, o gerente Luis Forneiro conta que os resultados de novembro não foram agradáveis. E neste mês a tendência de desaceleração deve continuar. "Nós vendemos cerca de 12 carros em dezembro".

ACUMULADO - No acumulado do ano até novembro, o decréscimo foi de 54,26% no volume de vendas de veículos na região, passando de 297.547 unidades no período em 2008, para 136.087 em 2009.

Com menor estoque, cerca de 15 veículos, o sócio-proprietário da Roger Car, Rogério Rodrigues da Silva, diz que "o movimento esteve fraco o ano todo". "Uma média boa de vendas seria de dez carros. E estamos com média de três a quatro nos últimos meses", acrescenta.

Ele acredita que a situação vai melhorar até o fim do mês ou no começo de 2010. "A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros novos acabou atrapalhando um pouco a venda de usados."

Barbosa, da Atlântica Veículos, pede desonerações ao governo. "Infelizmente o incentivo fiscal foi apenas para zero-quilômetro. O usado acabou prejudicado com isso".

Em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, algumas empresas tiveram resultados aquém dos concorrentes da região. Segundo o gerente da Ribeirão Veículos, Marcos Rodrigues, o estabelecimento vendeu apenas uma moto em dezembro. "Meu irmão é proprietário da loja e da Rio Grande Veículos, em Rio Grande da Serra. Lá as vendas também não estão caminhando muito bem", destaca Rodrigues.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;