Nacional Titulo
Funai lança livro sobre povos indígenas no Sul da Bahia
Da Agência Brasil
20/12/2002 | 13:55
Compartilhar notícia


A longa trajetória de luta pela recuperação de suas terras, a morte de vários companheiros e o abandono de certas práticas culturais compõem a saga vivida pelo povo da tribo Pataxó Hãhãhãe há mais de 20 anos e contada no livro "Povos Indígenas no Sul da Bahia", lançado nesta sexta-feira pelo presidente da Funai, Artur Nobre Mendes, no Ministério da Justiça.

O livro, que começou a ser elaborado em 1999, traz relatos e fotos de índios que acreditam que ele servirá também para provar que as terras são realmente da tribo Caramuru-Paraguaçu.

"Todo o documento histórico da nossa terra está aí. Queremos que a Justiça anule os títulos que o governo deu de nossa terra para os fazendeiros", afirmou o cacique Gerson Pataxó. Ele informou ainda que muitos fazendeiros e grileiros ocupam a área e que há uma ação no Supremo Tribunal Federal para a demarcação definitiva das terras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;