Nacional Titulo
Rodízio em Sao Paulo começa segunda-feira
Do Diário do Grande ABC
30/01/1999 | 17:41
Compartilhar notícia


Na segunda-feira recomeça o rodízio municipal de veículos em Sao Paulo. A circulaçao é restrita no centro expandido da capital das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas.

Quem desobedecer à proibiçao vai pagar multa de R$ 78,16 e terá 4 pontos anotados em seu prontuário. Ao completar 20 pontos, o motorista tem sua carteira de habilitaçao cassada.

Na segunda-feira nao podem circular nestes horários os veículos com placas 1 e 2. Na terça-feira, a restriçao vai vigorar para os veículos de placa final 3 e 4. Na quarta estarao proibidos de circular os veículos com placa de final 5 e 6. Na quinta, os de final 7 e 8. Na sexta, os de final 9 e 0.

Os motoristas podem ser autuados apenas duas vezes por dia: uma pela manha e outra à tarde. Mesmo que os fiscais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) flagrem o condutor mais vezes circulando nos horários e trechos do rodízio, essas multas nao serao consideradas.

Em relaçao ao ano passado, o valor da multa teve um aumento de 1,66% por causa da correçao da Unidade Fiscal de Referência (Ufir). Esse índice serve de referência para o cálculo de infraçoes de trânsito de acordo com o que está estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No ano passado, por cada transgressao ao rodízio municipal o motorista infrator pagava R$ 76,88. A companhia fez um total de 340.172 autuaçoes durante todo esse ano.

Vias - A área de restriçao do rodízio municipal é formada pelas Marginais do Tietê e do Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Túnel Maria Maluf e Avenidas Tancredo Neves, das Juntas Provisórias, Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. Automóveis nao podem circular nessas vias e no interior do centro expandido, delimitado por elas.

Caminhoes só nao podem circular dentro desses limites. Nas vias que delimitam o minianel viário, eles podem transitar livremente, desde que nao transportem produtos perigosos. Nesse caso, devem respeitar a restriçao também nessas vias, mas apenas no período da tarde, entre as 17 e às 20 horas.

O objetivo da CET é diminuir o trânsito nos horários de maior movimento e aproveitar melhor os períodos em que as vias ficam menos carregadas. Sao Paulo tem, de acordo com dados da companhia, cerca de 4,8 milhoes de veículos. Diariamente, quase 3,5 milhoes circulam na capital.

Apenas pelas Marginais do Tietê e do Pinheiros passam 810 mil veículos por dia. Pela Avenida dos Bandeirantes, na zona sul, esse fluxo é de 180 mil veículos. Na Avenida 23 de Maio, na zona sul, 170 mil passam nos dias de semana. Na Avenida Rebouças, na zona oeste, 120 mil.

Aulas - Na segunda-feira a CET iniciará também a Operaçao Volta às Aulas. Os marronzinhos da companhia vao estar na porta de escolas coordenando o trânsito para evitar a formaçao de fila dupla durante os períodos de entrada e de saída dos alunos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;