D+ Titulo Cuidado
Água é traiçoeira
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
08/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Nada como se refrescar em água geladinha do mar, piscina, lago, rio ou represa durante o calor. Só que é preciso muito cuidado. No Brasil, ocorrem aproximadamente 7.000 mortes por ano por afogamento, sendo que 70% ocorre em água doce e a maioria das vítimas é do sexo masculino.

Não precisa nem dizer que o álcool e o excesso de confiança são os grandes causadores, não é? Nem quem sabe nadar muito bem está livre de se acidentar. Portanto, a dica é não se arriscar. Muito cuidado também com jet ski e outros veículos aquáticos.

Além do afogamento, a água esconde outros perigos. Dezenas de casos de acidentes por quedas são registrados em piscinas e cachoeiras. A brincadeira de empurra-empurra deve ser evitada, assim como mergulhar de cabeça. Muita gente perdeu os movimentos do corpo e até morreu por isso.

Nas piscinas, um vilão que não recebe tanta importância, mas que pode causar graves acidentes e até matar é o ralo. Quer exemplo? A mãe de Flávia, 23 anos, mantém o blog http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com desde que o cabelo da filha foi sugado por um ralo na piscina do prédio. Ela está em coma há quase 14 anos. Para regulamentar a segurança nas piscinas, foi proposto projeto de lei, que tramita no Congresso. Todo cuidado é pouco!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;