Internacional Titulo
Gene de doença que ataca ciganos é descoberto
Do Diário do Grande ABC
18/07/2000 | 15:21
Compartilhar notícia


Médicos búlgaros identificaram o gene de uma doença que afeta os ciganos desde a infância e que foi descoberta nos anos 70, anunciou esta terça-feira a Universidade de Medicina de Sofia.

Esta doença neurológica hereditária se manifesta nos menores entre oito e dez anos por dificuldade ao caminhar e ficar em pé, e também podem aparecer deformaçoes do esqueleto, explicou Luborodna Kalaidjieva, responsável pela pesquisa.

Entre os 20 e 30 anos, os doentes se tornam surdos, perdem a sensibilidade do tato e nao sentem dor nem frio e nem o calor.

A descoberta deste gene e de sua mutaçao permitirá diagnosticar a enfermidade a partir das primeiras semanas quando a mulher estiver grávida, afirmou a médica numa coletiva.

70 ciganos estao afetados atualmente por esta doença na Bulgária, Romênia, Eslovênia, França, Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra.

Segundo Kalaidjieva, esta doença ataca os ciganos por causa de seu "isolamento histórico" provocado por uma vida comunitária que implica a consanguineidade.

Os pais portadores do vírus têm uma possibilidade de 25% de que seus filhos herdem a doença, precisou a pesquisadora.

Segundo médicos búlgaros, a doença pode ser erradicada em uma década se todas as ciganas grávidas forem submetidas a um exame médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;