Política Titulo Otimismo
Pinheiro tem agenda na 6ª para destravar Hospital São Caetano

Proposta de acordo junto ao governo federal será destrinchada com ministro da Saúde

Caio dos Reis
Especial para o Diário
12/04/2015 | 09:20
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), tem reunião agendada para sexta-feira com o ministro Arthur Chioro (PT), da Saúde, para debater o futuro do Hospital São Caetano. O encontro foi definido na viagem que o peemedebista fez para Brasília na semana passada, quando teve conversa com interlocutores do petista.

“Não consegui conversar diretamente com o ministro (Chioro) lá (em Brasília), então já marcamos outro encontro no gabinete dele aqui em São Paulo para a próxima semana”, revelou o peemedebista.

Na audiência, Pinheiro pretende detalhar a proposta feita pelo seu secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), ao governo federal sobre o Hospital São Caetano, desativado desde 2011.
“Entramos lá na União pedindo para que o ministério adjudique o hospital e depois ceda para São Caetano. Após isso, a Prefeitura vai devolver para a União e para o Estado. E já está acordado entre eles que cada um irá arcar com 50% das despesas referentes à reforma, equipamentos e bancar o custeio”, garantiu Pinheiro.

A dívida da Sociedade Beneficente Hospitalar São Caetano, antiga administradora do equipamento, é de aproximadamente R$ 60 milhões com a União e incluem passivos trabalhistas e impostos. Já o prédio, que possui seis andares e 152 leitos, foi avaliado por peritos com valor calculado em torno de R$ 32 milhões.

A proposta da Prefeitura de São Caetano foi feita para que o governo de São Paulo tivesse terceiro grande hospital regional no Grande ABC. O modelo também serviria como alternativa para desafogar os leitos de pronto-socorros, dando mais rotatividade e diminuindo filas nessas unidades, uma vez que o novo hospital será focado em tratamentos mais prolongados, de retaguarda.

A FUABC (Fundação do ABC) é a favorita de Paulo Pinheiro para fazer a gestão do novo hospital. A entidade já atua no complexo hospitalar são-caetanense, que engloba três unidades na cidade (Albert Sabin, Márcia Braido e Maria Braido), além de outros dois, um em Diadema (Serraria) e outro em Santo André (Mário Covas).

Pinheiro se mostra confiante no acerto e assegurou que falta apenas pequeno passo para o acordo ser fechado. “Já está certo no sentido de custeio e equipamentos. Agora só falta mesmo a adjudicação para podermos viabilizar o hospital.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;