Internacional Titulo
China e Rússia firmam tratado de cooperação
Das Agências
16/07/2001 | 11:23
Compartilhar notícia


Os presidentes da China e da Rússia, Jiang Zemin e Vladimir Putin, firmaram esta segunda-feira pela primeira vez em 50 anos um tratado de amizade e cooperação e reiteraram seu apego ao tratado ABM depois da prova norte-americana antimíssil.

Por meio desse tratado de amizade, os dois países se comprometeram a fazer esforços "pelo equilíbrio estratégico mundial e pela estabilidade", segundo o texto divulgado.

O último tratado deste tipo foi firmado em 1950 entre a URSS e a China comunista, mas não serviu para evitar confrontos fronteiriços em 1969.

O documento firmado destacou o apego dos dois países "aos acordos chaves que são a base da estabilidade estratégica", em uma alusão ao tratado ABM de 1972 que os norte-americanos querem abandonar para poder instalar seu escudo antimísseis.

Em Pequim, o Governo chinês condenou esta segunda-feira o programa antimísseis dos Estados Unidos, um dia depois do teste (com sucesso) de interceptação de um míssil intercontinental norte-americano por outro míssil.

"A China estima que os Estados Unidos ignoram as reservas e a oposição da comunidade internacional com sua insistência em aplicar um projeto de instalação de sistema de defesa antimísseis contrário ao tratado antimísseis balísticos (ABM)", declarou à AFP um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores.

"Tudo isto não é favorável à estabilidade e equilíbrio estratégico mundiais", adiantou.

Após dois fracassos, em janeiro e julho de 2000, o Governo norte-americano e o grupo aeronáutico e de defesa Boeing tiveram êxito no teste de interceptação de um míssil intercontinental, utilizando um míssil interceptor associado a um foguete a propulsão e a um "veículo extra-atmosférico destrutor" (EKV).

Embora os detalhes do projeto ainda não estejam claros, a base do escudo antimísseis NMD do presidente George W Bush seria este "míssil destrutor".

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, declarou em uma entrevista publicada sábado pelo jornal Washington Post, que o tratado ABM estava "obsoleto".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;