Nacional Titulo
Escola Integrada amplia a jornada de 10 mil alunos
19/03/2007 | 22:44
Compartilhar notícia


A prefeitura de Belo Horizonte lançou segunda-feira, o programa Escola Integrada, que amplia a jornada educativa na rede municipal por meio de parcerias com ONG's, instituições públicas e privadas de ensino superior.

Presente na solenidade, o ministro da Educação, Fernando Haddad, classificou como inovadora a proposta e disse que ela “é a prova de que é possível e desejável iniciar a grande jornada pela causa da qualidade da educação”.

“O Brasil adiou por muitos anos esse enfrentamento, essa é que é a verdade”, discursou o ministro.

Das 187 escolas da rede municipal, 29 já aderiram ao programa, que utilizará espaços públicos comunitários – como parques, praças e igrejas da cidade – para as aulas de reforço curricular, lazer, esporte, oficinas e cursos.

Num primeiro momento, serão atendidas 10.065 crianças e adolescentes do ensino fundamental, de 6 a 14 anos. As aulas serão ministradas por agentes culturais e monitores.

“É um programa que se baseia no uso de equipamentos públicos em torno da escola e na presença de monitores cedidos pelas universidades”, comentou o prefeito Fernando Pimentel (PT), ressaltando o baixo custo da iniciativa. “O investimento, na verdade, é apenas a remuneração dos estagiários e dos seus coordenadores em cada universidade. De resto, todo o necessário para que o programa funcione, a prefeitura já disponibiliza normalmente na rede”.

Pimentel acredita que até o final do próximo ano todas as escolas municipais tenham aderido ao programa, que amplia para nove horas o atendimento diário aos alunos. Os familiares são responsáveis pela inscrição dos alunos e devem assinar um termo de adesão à proposta educacional.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;