Automóveis Titulo
Briga agora é na lama
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
15/10/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


 

O Diário colocou frente a frente dois representantes de um segmento que aos poucos vai ganhando mais espaço na garagem dos brasileiros: o dos utilitários esportivos 4x4. De um lado, o recém chegado Nissan X-Trail LE, que parte de R$ 103 mil e traz do Japão inúmeras atualizações estéticas e de equipamentos. Do outro, já mais familiarizado com o ambiente tupiniquim, o Honda CR-V EXL, produzido no México e que custa R$ 110 mil.

E por mostrar um design mais arrojado, agradável aos olhos e principalmente moderno, o CR-V venceu este duelo por uma insignificante diferença. O X-Trail, é importante destacar, tem muitas qualidades que se equiparam ao concorrente, como desempenho, espaço e conforto, mas seus traços conservadores deixam um pouco a desejar. E, convenhamos, a estética é um fator determinante na compra de um carro.

Como as fotos podem comprovar, os dois modelos foram testados em condições desafiadoras. E para surpresa daqueles que acham que estes carros foram feitos apenas para superar buracos de asfalto, lombadas e valetas, tanto X-Trail quanto CR-V revelaram valentia suficiente para suplantar as barreiras com maestria.

Quando o assunto é espaço e conforto, os dois competidores também primam pelo equilíbrio. Ambos oferecem direção elétrica, controlador de velocidade, air bags (frontal, lateral e tipo cortina), ar-condicionado, CD player com MP3, rodas de liga leve e até teto solar.

Em termos de dimensões, no entanto, acontece algo interessante. Apesar de ser 11 centímetros mais comprido - 4,63 metros contra 4,52 metros -, o X-Trail é somente 1 centímetro maior que o CR-V na distância entre eixos - 2,63 metros, diante de 2,62 metros. Já com relação à capacidade do porta-malas, o mexicano leva a melhor sobre o oriental: 1.011 litros, frente a 603 litros.

O acabamento, por fim, é muito bom. Ambos trazem bancos revestidos com couro e detalhes cromados no painel das portas, na transmissão e no painel de instrumentos, o que eleva ainda mais o requinte destes dois utilitários.

Destaque interessante, e favorável ao CR-V, é o fato de seus comandos no painel central estarem mais à mão do motorista e passageiro.

DESEMPENHO
Com relação ao desempenho, também é necessário destacar a igualdade. X-Trail e CR-V são equipados com motor 2.0 16V a gasolina. O Honda leva ligeira vantagem na potência - 150 cv a 138 cv -, mas perde por uma margem mínima no quesito torque, fundamental quando falamos de SUVs: 19,4 mkgf a 20,2 mkgf.

Ponto positivo para a tramissão automática dos dois adversários. 

 

NÚMEROS

Honda CR-V EXL

Nissan X-Trail LE 2.0

Motor

2.0 16V SOHC i-VTEC gasolina

2.0 16V gasolina

Potência

150 cv a 6.200 rpm

138 cv a 5.200 rpm

Torque

19,4 mkgf a 4.200 rpm

20,2 mkgf a 4.400 rpm

Velocidade máxima

Não divulgada

172 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h

Não divulgada

11,9 s

Transmissão

Automática (cinco velocidades)

Automática (quatro velocidades)

Comprimento

4,52 metros

4,63 metros

Altura

1,68 metro

1,77 metro

Entreeixos

2,62 metros

2,63 metros

Peso

1.606 quilos

1.513 quilos

Porta-malas

1.011 a 2.064 litros

603 a 1.773 litros

Tanque

58 litros

65 litros




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;