O Diário colocou frente a frente dois representantes de um segmento que aos poucos vai ganhando mais espaço na garagem dos brasileiros: o dos utilitários esportivos 4x4. De um lado, o recém chegado Nissan X-Trail LE, que parte de R$ 103 mil e traz do Japão inúmeras atualizações estéticas e de equipamentos. Do outro, já mais familiarizado com o ambiente tupiniquim, o Honda CR-V EXL, produzido no México e que custa R$ 110 mil.
E por mostrar um design mais arrojado, agradável aos olhos e principalmente moderno, o CR-V venceu este duelo por uma insignificante diferença. O X-Trail, é importante destacar, tem muitas qualidades que se equiparam ao concorrente, como desempenho, espaço e conforto, mas seus traços conservadores deixam um pouco a desejar. E, convenhamos, a estética é um fator determinante na compra de um carro.
Como as fotos podem comprovar, os dois modelos foram testados em condições desafiadoras. E para surpresa daqueles que acham que estes carros foram feitos apenas para superar buracos de asfalto, lombadas e valetas, tanto X-Trail quanto CR-V revelaram valentia suficiente para suplantar as barreiras com maestria.
Quando o assunto é espaço e conforto, os dois competidores também primam pelo equilíbrio. Ambos oferecem direção elétrica, controlador de velocidade, air bags (frontal, lateral e tipo cortina), ar-condicionado, CD player com MP3, rodas de liga leve e até teto solar.
Em termos de dimensões, no entanto, acontece algo interessante. Apesar de ser 11 centímetros mais comprido - 4,63 metros contra 4,52 metros -, o X-Trail é somente 1 centímetro maior que o CR-V na distância entre eixos - 2,63 metros, diante de 2,62 metros. Já com relação à capacidade do porta-malas, o mexicano leva a melhor sobre o oriental: 1.011 litros, frente a 603 litros.
O acabamento, por fim, é muito bom. Ambos trazem bancos revestidos com couro e detalhes cromados no painel das portas, na transmissão e no painel de instrumentos, o que eleva ainda mais o requinte destes dois utilitários.
Destaque interessante, e favorável ao CR-V, é o fato de seus comandos no painel central estarem mais à mão do motorista e passageiro.
DESEMPENHO
Com relação ao desempenho, também é necessário destacar a igualdade. X-Trail e CR-V são equipados com motor 2.0 16V a gasolina. O Honda leva ligeira vantagem na potência - 150 cv a 138 cv -, mas perde por uma margem mínima no quesito torque, fundamental quando falamos de SUVs: 19,4 mkgf a 20,2 mkgf.
Ponto positivo para a tramissão automática dos dois adversários.
NÚMEROS |
Honda CR-V EXL |
Nissan X-Trail LE 2.0 |
Motor |
2.0 16V SOHC i-VTEC gasolina |
2.0 16V gasolina |
Potência |
150 cv a 6.200 rpm |
138 cv a 5.200 rpm |
Torque |
19,4 mkgf a 4.200 rpm |
20,2 mkgf a 4.400 rpm |
Velocidade máxima |
Não divulgada |
172 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
Não divulgada |
11,9 s |
Transmissão |
Automática (cinco velocidades) |
Automática (quatro velocidades) |
Comprimento |
4,52 metros |
4,63 metros |
Altura |
1,68 metro |
1,77 metro |
Entreeixos |
2,62 metros |
2,63 metros |
Peso |
1.606 quilos |
1.513 quilos |
Porta-malas |
1.011 a 2.064 litros |
603 a 1.773 litros |
Tanque |
58 litros |
65 litros |
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