Internacional Titulo
Senador americano renuncia a liderança após comentários racistas
Do Diário OnLine
20/12/2002 | 14:01
Compartilhar notícia


O líder da maioria no senado americano, Trent Lott, eleito pelo estado do Mississipi, renunciou ao cargo nesta sexta-feira após comentários racistas que causaram grande controvérsia nos Estados Unidos.

"Com o interesse de fazer o melhor para o futuro do meu país, eu não permanecerei como líder da maioria no senado dos Estados Unidos,” declarou Lott em comunicado divulgado à imprensa. O senador disse ainda que renunciará a partir de 6 de janeiro, um dia antes do reinício das sessões no Congresso.

Lott foi eleito líder em novembro, mas não conseguiu controlar os danos causados por seus comentário racistas. Há mais de uma semana, ele lamentou que o senador Strom Thurmond, durante longo tempo símbolo do sul segregacionista, não tivesse sido eleito presidente em 1948. "Não teríamos tido esses problemas durante todos esses anos", afirmou Lott, provocando diversos apelos para que renunciasse.

Essa declarações foram consideradas “ofensivas” e “erradas” pelo presidente George W. Bush, que disse que "qualquer insinuação de que a segregação era aceitável ou positiva naquela época é um insulto". "As recentes declarações do senador Lott não refletem o espírito do povo americano. Ele deveria desculpar-se", disse o presidente na ocasião.

Em um último esforço para conter a repercussão de suas declarações, Lott chegou a aparecer em um programa do Black Entertainment Television (BET), um canal dirigido ao público negro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;