Internacional Titulo
Presidente queniano faz apelo a acordo antiminas
Da AFP
28/11/2004 | 17:49
Compartilhar notícia


O presidente queniano, Mwai Kibaki, pediu neste domingo, durante a ‘Cúpula por um Mundo sem Minas’, que todos os países não signatários do acordo de Ottawa sobre minas o aceitem e destruam suas reservas deste armamento.

Cinco anos depois da entrada em vigor do tratado de Ottawa, esta cúpula que acontece até sexta-feira, tem como objetivo realizar um balanço sobre a utilização de minas, que matam uma pessoa a cada 22 minutos no mundo.

Um total de 143 países ratificou o tratado sobre minas, que proíbe seu uso, armazenamento e transporte, e solicita a limpeza das áreas afetadas em um prazo de dez anos.

Entretanto, 42 países continuam de fora do tratado de Ottawa, entre eles os Estados Unidos, China e Rússia. Pelo menos quatro governos utilizaram minas desde maio de 2003: Geórgia, Birmânia, Nepal e Rússia, segundo o observatório de Minas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;