Economia Titulo
Quase 40% das empresas aumentaram investimentos
13/06/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


As grandes empresas ampliaram a capacidade de produção no primeiro trimestre de 2010. É o que mostra a primeira Sondagem de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Segundo o documento, 39% das companhias declararam que aumentaram os investimentos e 49,5% informaram que mantiveram os níveis de investimento já existentes para ampliação da capacidade física instalada.Apenas 2,86% reduziram investimentos e 8,57% não realizaram nenhum investimento para aumento da capacidade instalada no primeiro trimestre.

Para a ABDI, responsável pela pesquisa, os números reforçam a percepção de recuperação da atividade econômica e dos investimentos nos primeiros três meses deste ano. "São investimentos novos que estão sendo feito na ampliação e modernização do parque produtivo", afirmou o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri. Os aportes ainda não foram suficientes para reduzir o uso do parque industrial, que voltou, em abril, ao nível pré-crise, segundo os indicadores industriais da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A pesquisa, que será divulgada trimestralmente, revela que 71,4% da indústria realizaram investimentos em inovação tecnológica no primeiro trimestre deste ano para novos produtos ou novos processos produtivos. Na comparação com o quarto trimestre de 2009, 34% das empresas ampliaram os gastos com pesquisa e desenvolvimento no primeiro trimestre de 2010 e 47% mantiveram o mesmo nível de investimento.

Além disso, 74,3% informaram que pretendem investir no desenvolvimento de um produto ou processo novo no segundo trimestre de 2010.

"Isso caracteriza a boa fase da indústria brasileira que está investindo não só em atividades criativas, como também na ampliação da capacidade física", destacou Arcuri. O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, destacou que a decisão das empresas de investirem em pesquisa é motivada pela exigência dos clientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;