Política Titulo
Tião Viana critica possível intromissão de Lula no Senado
Do Diário OnLine
06/12/2007 | 17:53
Compartilhar notícia


O presidente interino do Senado Federal, Tião Viana (PT-AC), criticou nesta quinta-feira uma possível intromissão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo de eleição do novo presidente da Casa, que substituirá Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou ao cargo na última terça-feira.

De acordo com ele, essa sucessão é um assunto que compete exclusivamente ao PMDB, partido que provavelmente elegerá o novo comandante do Senado. “A melhor atitude é manter distância para que o Senado resolva esta questão com total autonomia”, assinalou. “A mim, ele deixou claro que não iria se envolver”, complementou.

Lula, que nesta quinta-feira se reuniu em Brasília com a bancada peemedebista no Senado, teria preferência pelo nome de José Sarney (PMDB-AP) para assumir a presidência do órgão.

O nome do ex-presidente da República, assim como o de Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), também agrada os partidos de oposição (PSDB e DEM).

No entanto, Sarney descartou nesta quinta-feira a possibilidade de tentar assumir o cargo. Ele só deve entrar na disputa caso todos os outros postulantes desistam da vaga.

Os oposicionistas já avisaram que, caso o PMDB não escolha Garibaldi ou Sarney, terão candidato próprio, provavelmente do PSDB. Os outros peemedebistas já declaradamente candidatos são Neuto de Conto (SC), Valter Pereira (MS) e Leomar Quintanilha (TO).

(Veja a cobertura do 'caso Renan')



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;