Nacional Titulo
Cresce número de crianças contaminadas por chumbo em Bauru
Do Diário OnLine
11/04/2002 | 13:44
Compartilhar notícia


A secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que o número de crianças contaminadas por chumbo em Bauru, interior de São Paulo, chega a 47. Foram 22 novas confirmações de contaminação de crianças que moram perto da indústria de baterias Ajax.

Cinco crianças estão com contaminação grave. Elas podem ser vítimas de saturismo, que acontece quando o chumbo atinge alguns órgãos e o sistema nervoso central, causando danos cerebrais irreversíveis.

Pequenos animais e aves das redondezas terão de ser abatidos e enterrados em um aterro especial, para não permitir o vazamento do chumbo ao solo. A produção de leite, verduras, frutas e legumes das fazenda da área estão contaminadas por níveis altos de chumbo.

A Ajax foi obrigada, por determinação judicial, a fechar seu setor de metalurgia. A Cetesb recebeu uma denúncia de uma Organização Não-Governamental (ONG) sobre as irregularidades da indústria, que liberava chumbo pela pela fumaça saída da chaminé.

A empresa, que negou a contaminação e pediu novos exames, está há 58 anos no local. Ela foi obrigada pela Justiça a pagar os exames de sangue da população da área, até que o laudo final da contaminação fique pronto. A previsão é que os estudos sejam entregues em maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;