Economia Titulo
Opep vai reduzir produção, anuncia Chávez
Das Agências
10/11/2001 | 20:20
Compartilhar notícia


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vai reduzir sua produção, em sua reunião de 14 de novembro, anunciou este sábado o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em entrevista coletiva à imprensa na ONU, em Nova York.

"Dentro de quatro dias, a Opep vai reduzir sua produção para que o preço do petróleo volte a seu valor justo", disse o presidente venezuelano, que participa dos debates da Assembléia Geral da ONU sobre o terrorismo.

Ele disse que os ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos causaram a queda da demanda e que os preços caíram exageradamente. "O petróleo venezuelano fechou essa sexta-feira a 15,62 dólares", disse Chávez, destacando que o valor justo está entre US$ 22 e US$ 28. "A Opep não é responsável por essa recessão no mundo", completou.

Alguns ministros de Petróleo de países membros da Opep se mostraram a favor da redução na produção do petróleo já na próxima reunião da Organização.

Esta redução, para evitar a queda dos preços, pode oscilar, segundo peritos, entre 1,5 milhão e dois milhões de barris por dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;