Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Hemorroidas - Dr. Leo Kahn

A doença hemorroidária é a dilatação anormal das veias do canal anal

Leo Kahn
10/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A doença hemorroidária é a dilatação anormal das veias do canal anal. Ocorre provavelmente por aumento do fluxo sanguíneo da região e pela perda da fixação destas veias à parede do canal anal. Surgem inflamações e dores acompanhadas de sangramento, atingindo homens e mulheres. Os sintomas são algumas das queixas mais comuns do mundo moderno e acredita-se que pelo menos 50% dos indivíduos com idade acima dos 50 anos já tenha experimentado algum deles.

As principais causas são alimentação desbalanceada e uso da força ao defecar. Esse problema pode ser hereditário e surgir em grávidas devido à quantidade de hormônios aumentada no período, causando inflamação das hemorroidas. Estima-se que cerca de 5% da população possua a doença.

O mal, sendo diagnosticada no início, é combatido com a utilização de pomadas e supositório. Mas, se o problema estiver adiantado, em último caso é recomendada cirurgia para a retirada das veias dilatadas.

As hemorroidas podem ser classificadas em internas e externas. Ambas provocam muito desconforto e apresentam sintomas semelhantes, como sangramentos. As hemorroidas internas – ou de primeiro grau – são menos graves. Seu tratamento é simples: utilizam-se medicamentos como pomadas. As externas são mais graves e chamadas também de segundo grau, e provocam dores constantes.

Sintomas

- Quando a hemorroida é interna, a principal queixa é de sangramento anal indolor, que acontece logo após as evacuações.

- O sangramento pode ser percebido no vaso sanitário ou no papel higiênico ao se limpar. Também é frequente queixa de que o sangue fica pingando no vaso.

- Trombose hemorroidária significa a formação de coágulo dentro da veia, seguido de processo inflamatório com inchaço e dor local. A trombose hemorroidária é a manifestação mais comum das hemorroidas externas e geralmente não sangra.

- O paciente também pode queixar-se de coceira no ânus e região perianal, além de secreção nas roupas íntimas.

- Diante dos sintomas relatados pelo paciente, o médico precisa fazer exame da região anal, chamado proctológico, para avaliar o tipo de hemorroidas e descartar a existência de neoplasia.

- Nos pacientes acima de 50 anos e naqueles com risco aumentado de câncer colorretal, deve ser feita colonoscopia.

- Na realização da anuscopia e retossigmoidoscopia, é utilizado aparelho com iluminação que permite avaliar o canal anal e o reto internamente. Assim, o examinador define o tipo de hemorroidas, o que é fundamental para indicar o tratamento.

Dicas

- Dê preferência a alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas, legumes e verduras;

- Procure ingerir 25 a 30 gramas de fibras/dia. Faça refeições regulares, e mastigue bem os alimentos;

- Habitue-se a comer todos os dias nos mesmos horários;

- Procure ingerir no mínimo dois litros de água por dia;

- Procure fazer atividades físicas diárias e regulares;

- Evite pimentas, álcool, alimentos ricos em gordura animal e condimentos, devido à ação irritante sobre a mucosa;

- Evite medicamentos constipantes, como antiácidos, alguns antidepressivos, diuréticos e anti-inflamatórios;

- Evite alimentos que provoquem prisão de ventre, como farináceas, maçã e banana-maçã, entre outros;

- O uso de laxantes sem orientação médica é prejudicial;

- Evite o uso de papel higiênico sempre que possível. Faça a higiene com água e sabonete;

- Vá ao banheiro sempre que sentir vontade e permaneça no vaso sanitário apenas o tempo necessário;

- Diante de qualquer um dos sintomas relatados acima, procure o especialista da área, o proctologista.

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;